RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE (DES) CONSTRUÇÃO DAS DIFERENÇAS / Gender and sexuality relations in the childhood: the school like a space of (de)construction of differences

  • Rosania Maria Silvano Bittencourt

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar “Menino Maluquinho, o filme”. Propôs-se a compreender o olhar das crianças sobre as relações de gênero e sexualidade. Esta pesquisa foi organizada a partir de um grupo focal com oito crianças, sendo a faixa etária entre oito e nove anos, em uma abordagem qualitativa. Nessa análise, percebeu-se que a relação das crianças com os adultos acontece em uma convivência relacional ao mesmo tempo em que paradoxal, pois os mesmos adultos que as protegem também as reprimem. Os sujeitos desta pesquisa demonstraram a possibilidade de transgressão às regras sociais impostas. Percebeu-se também que os atributos masculinos e femininos, socialmente considerados, não são tão fixos como aprendemos. 

Palavras-chave: Escola. Infância. Gênero. Sexualidade. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-11-2014
Como Citar
SILVANO BITTENCOURT, R. M. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE (DES) CONSTRUÇÃO DAS DIFERENÇAS / Gender and sexuality relations in the childhood: the school like a space of (de)construction of differences. Roteiro, p. 145-164, 26 nov. 2014.
Seção
Artigos