DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS

  • Maria Pinto Antunes Uniiversidade do Minho

Resumo

Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma   recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.
Palavras-chave: Educação escolar. Educação para o desenvolvimento. Fundamentos
filosófico-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Pinto Antunes, Uniiversidade do Minho
Docente e Investigadora do Departamento de  Teoria da Educação, Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Directora do Mestrado em Educação e Coordenadora da área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária do referido Mestrado. 
Publicado
26-10-2015
Como Citar
ANTUNES, M. P. DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS. Roteiro, v. 40, n. 2, p. 273-292, 26 out. 2015.
Seção
Artigos