LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA

  • Jéssica Zauza Fiorese
  • Nadir Castilho Delizoicov Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.

Palavras-chave: Livro didático. História da Ciência. Ensino de Biologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Doutora em Educação, professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Área de Ciências Humanas e Jurídicas, onde atua no Mestrado em Educação, participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Ensino e Formação de Professores. É professora colaborada no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Endereço – Rua João Henrique Gonçalves, 1009, casa 02. –

Florianópolis – SC – CEP 88062-300.

Email: ridanc.nadir@gmail.com

Fone: (48) 3232-1162  - (48) 99691378

Publicado
01-06-2015
Como Citar
ZAUZA FIORESE, J.; DELIZOICOV, N. C. LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Roteiro, v. 40, n. 1, p. 79-100, 1 jun. 2015.
Seção
Artigos