OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state

  • Luiz Carlos Novaes Universidade Federal de São Paulo / Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Programa de Pós-Graduação em educação.

Resumo

 Este artigo teve por objetivo discutir a percepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista acerca da avaliação externa no âmbito do Plano de Qualidade da Escola, apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Investigou, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, como as professoras se referem às políticas de avaliação em larga escala e aos impactos desse tipo de avaliação sobre o trabalho docente. Concluiu que o discurso das professoras a respeito da avaliação em larga escala está profundamente impactado pela política de bonificação por resultados empreendida pela SEE/SP, o que afeta o exercício profissional e forja novas subjetividades e modos de se relacionarem com a profissão.

Palavras-chave: Avaliação externa. Trabalho docente. Política de bonificação. Escola pública paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Novaes, Universidade Federal de São Paulo / Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Programa de Pós-Graduação em educação.
Doutor em Educação. Docente de Políticas Públicas da Educação Brasileira no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (ELFCH/UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Federal de São Paulo.
Publicado
25-09-2014
Como Citar
NOVAES, L. C. OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state. Roteiro, v. 39, n. 2, p. 283-310, 25 set. 2014.
Seção
Dossiê Sistema Nacional de Avaliação