OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS / School professionals and educational evaluation: a comparison between Rio de Janeiro and Duque de Caxias

  • Rodrigo Rosistolato UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Ana Pires do Prado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Os sistemas externos de avaliação da aprendizagem são parte das políticas educacionais dos anos 1990 e não são consenso no campo educacional. Ao mesmo tempo em que recebem análises valorativas, são criticados como instrumentos de controle da autonomia docente. Essas contradições colocam a escola em posição liminar: precisa responder às iniciativas governamentais e equacionar os processos de aceitação e resistência. Este trabalho, com base em oito grupos focais, discute essas questões no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. É possível afirmar que as avaliações externas são eventos extraordinários, mas têm influenciado as interações na escola. Há mudanças na distribuição do conhecimento e na orientação para as provas; também existe desconhecimento sobre as avaliações e a política educacional.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Sistemas educacionais. Responsabilização. Bonificação. Cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. 
Ana Pires do Prado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Doutora em Antropologia social e cultural pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ.
Publicado
25-09-2014
Como Citar
ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS / School professionals and educational evaluation: a comparison between Rio de Janeiro and Duque de Caxias. Roteiro, v. 39, n. 2, p. 311-330, 25 set. 2014.
Seção
Dossiê Sistema Nacional de Avaliação