QUALIDADE EM PAUTA: OS PERIÓDICOS JORNALÍSTICOS E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO / Quality in discussion: the journalistic periodicals and the quality of education monitoring

  • Abelardo Bento Araújo Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Neste artigo, analisou-se a relação entre os periódicos jornalísticos e a política de monitoramento da qualidade da educação no Brasil. A partir de pesquisa bibliográfica, o texto discute que, para além das possibilidades de utilização desses periódicos como fontes na pesquisa em Educação, alguns aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação estabelecem, de antemão, íntimas relações entre Estado, Política Educacional e atividade jornalística. Isso ocorre quando a atividade jornalística toma como objeto a divulgação de dados gerados por avaliações em larga escala. Tomam-se como bases o conceito de cotidianidade proposto por Heller (2000) e a literatura acerca da imprensa como fonte de pesquisa (MACHADO, 2007; ARAÚJO; GATTI JÚNIOR, 2002). Ao compreender os periódicos jornalísticos como veículos que inserem o tema da qualidade da Educação, na vida cotidiana, o texto evidencia as novas relações entre Estado, política educacional e atividade jornalística, bem como as lacunas no conhecimento acerca dessa relação.

Palavras-chave: Imprensa. Política educacional. Monitoramento. Qualidade de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Universidade de São Paulo (USP)
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)
Publicado
25-09-2014
Como Citar
ARAÚJO, A. B. QUALIDADE EM PAUTA: OS PERIÓDICOS JORNALÍSTICOS E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO / Quality in discussion: the journalistic periodicals and the quality of education monitoring. Roteiro, v. 39, n. 2, p. 453-470, 25 set. 2014.
Seção
Artigos