ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR

  • Laeda Bezerra Machado "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
  • Suelen Batista Freire "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Resumo

Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.

Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Suelen Batista Freire, "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
Publicado
19-05-2014
Como Citar
MACHADO, L. B.; FREIRE, S. B. ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR. Roteiro, v. 39, n. 1, p. 199-216, 19 maio 2014.
Seção
Artigos