ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR

Autores

  • Laeda Bezerra Machado "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
  • Suelen Batista Freire "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Resumo

Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.

Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Suelen Batista Freire, "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

MACHADO, L. B.; FREIRE, S. B. ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 199–216, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos