BALANÇO DE PESQUISAS SOBRE O ENEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS / Balance of researches on Enem: considerations on the political constitution of external evaluations

  • Fabíola Matte Bergamin
  • Maria Fernanda Montero Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Este artigo objetivou analisar a produção de dissertações e teses sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de discutir as tendências e as abordagens desse tema no campo acadêmico, de acordo com trabalhos que são referência para os balanços bibliográficos, como Barreto e Pinto (2001). A escolha do tema se justifica pela centralidade que essa avaliação vem assumindo na formulação e implementação das políticas públicas relacionadas à educação. A partir da análise dos trabalhos encontrados, foi possível perceber a ausência de autores que discutem o ENEM como política educacional. Tal abordagem pode considerar alguns aspectos políticos constitutivos do ENEM, como a introdução da lógica mercadológica na educação e de noções de eficiência e qualidade.

Palavras-chave: ENEM. Avaliação externa. Políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Matte Bergamin
Bacharel e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo desenvolvido pesquisa na área de Ensino de História. Atualmente é professora de História da prefeitura municipal de São Paulo.
Maria Fernanda Montero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Possui graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pelo UNIFAI - Centro Universitário Assunção (2008) e Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011).  Atualmente está realizando o doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio e ensino de filosofia. 
Publicado
12-03-2014
Como Citar
BERGAMIN, F. M.; MONTERO, M. F. BALANÇO DE PESQUISAS SOBRE O ENEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS / Balance of researches on Enem: considerations on the political constitution of external evaluations. Roteiro, v. 39, n. 2, p. 391-416, 12 mar. 2014.
Seção
Dossiê Sistema Nacional de Avaliação