O discurso pedagógico e político da hierarquia da Igreja Católica em Maringá (PR) nos anos 60 e 70 do século XX n’O Jornal de Maringá

  • Adriana Salvaterra Pasquini
  • Cézar De Alencar Arnaut de Toledo

Resumo

No presente resumo trata-se da pesquisa iniciada em 2004, no Curso de Especialização em Pesquisa Educacional, pela Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa privilegiou a análise dos artigos publicados n’O Jornal de Maringá nos anos 60 e 70 do século XX, a maioria deles assinados pelo então bispo diocesano Dom Jaime Luis Coelho. Os temas políticos se misturavam aos temas pastorais e doutrinários, demonstrando a estreita relação da Igreja Católica e sua hierarquia, com o governo militar, considerado um importante instrumento na luta contra o “inimigo vermelho”, representado pelo comunismo. A publicação dos artigos, vinculados à coluna denominada Por um mundo melhor, posteriormente substituída por outros espaços, compôs o quadro de produção e de reprodução de um ideário político conservador, tendo em vista a defesa explícita da ordem militar, estabelecida pelo golpe de 1964. Nos planos eclesial e religioso notam-se alguns aspectos progressistas do discurso, tais como a defesa dos desdobramentos pastorais e eclesiais do Segundo Concílio realizado no Vaticano entre os anos de 1962 a 1965. Destacam-se, ainda, a nova formatação ritual da Igreja Católica bem como os novos caminhos da evangelização católica no período analisado. A conciliação entre os dois caminhos: conservador na política e de renovação na pastoral e nos ritos não foi exceção no interior da Igreja Católica naquele período.

Palavras-chave: História. Educação. Imprensa. Diocese de Maringá.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
PASQUINI, A. S.; TOLEDO, C. D. A. A. DE. O discurso pedagógico e político da hierarquia da Igreja Católica em Maringá (PR) nos anos 60 e 70 do século XX n’O Jornal de Maringá. Roteiro, v. 33, n. 1, p. 51-76, 11.
Seção
Artigos