REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • Idonezia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edla Grisard Centro Universitário Municipal de São José/SC/Brasil, e das Faculdades Estácio de Sá – Florianópolis – SC– Brasil
  • Odair Figueiredo Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, SC - Brasil

Resumo

Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética.

Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças.

 

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Biografia do Autor

Idonezia Collodel Benetti, Universidade Federal de Santa Catarina
Psicóloga, Psicopedagoga, Mestranda em Psicologia na UFSC
Edla Grisard, Centro Universitário Municipal de São José/SC/Brasil, e das Faculdades Estácio de Sá – Florianópolis – SC– Brasil
Professora Doutora em Psicologia.
Odair Figueiredo, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, SC - Brasil
Psicólogo coordenador do NOPNE - Núcleo de Orientacao a Pessoas com Necessidades Especiais
Publicado
19-05-2014
Como Citar
BENETTI, I. C.; GRISARD, E.; FIGUEIREDO, O. REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. Roteiro, v. 39, n. 1, p. 241-260, 19 maio 2014.
Seção
Artigos