Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa?

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará
  • Amali de Angelis Mussi Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-5330-5284

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.28104

Palavras-chave:

Casos de Ensino, Formação Docente

Resumo

“Caso de ensino? Caso para ensino? Do que se trata? É sobre como ensinar?”. Nossa intenção, ao começar esta conversa remetendo a algumas indagações com que nos defrontamos no percurso da produção dessa Seção Temática sobre casos de ensino na pesquisa e na formação de professores, é demarcar a reduzida visibilidade desse assunto no debate educativo nacional, mas também evidenciar sua relevância e contribuição para o desenvolvimento de processos formativos e investigativos que explorem o pensamento, o conhecimento e a experiência docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Professora Associada.

Amali de Angelis Mussi, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Educação, Professora Titular.

Referências

FARIAS, I. M. S. de; MUSSI, A. de A. Pesquisa e formação de professores com casos de ensino: fundamentos e potencialidades. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27234, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27234. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27234. Acesso em: 15 jul. 2021.

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S. Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27212, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27212. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27212. Acesso em: 15 jul. 2021.

CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de .; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27248, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27248. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248. Acesso em: 15 jul. 2021.

EXTREMERA, M. M. O.; CAVALCANTE, M. M. S. Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27340. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27340. Acesso em: 15 jul. 2021.

MONTEIRO, F. M. de A. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27194, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27194. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27194. Acesso em: 15 jul. 2021.

SOUSA, S. N.; NOGUEIRA, E. G. D.; ROCHA, C. R. C. No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional . Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27230, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27230. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27230. Acesso em: 15 jul. 2021.

TELES, N. C. G.; SILVA, F. V. da; GOMES, T. P. A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27210, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27210. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27210. Acesso em: 15 jul. 2021.

ESTEVES, M. M. F. . Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27179, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27179. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27179. Acesso em: 15 jul. 2021.

CORTEZ SIC, J. E.; RIVAS, O. H. L.; CRISPIN , H. L. Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27199, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27199. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27199. Acesso em: 15 jul. 2021.

RODRIGUES, A. M. R.; DOMINGUES, I. M. C. S.; ROCHA, S. A. da. Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27232, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27232. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27232. Acesso em: 15 jul. 2021.

ULIANA, M. R.; MÓL, G. de S. O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27184, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27184. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27184. Acesso em: 15 jul. 2021.

MAGALHÃES, C. R. .; SPOHR, F. da S. Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27197, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27197. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27197. Acesso em: 15 jul. 2021.

MENDONÇA, L. de O. S. Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria da Graça Mizukami. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27195, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27195. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27195. Acesso em: 15 jul. 2021.

PESSOA, A. R.; FARIAS, I. M. S. de . Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro. Roteiro, Joaçaba, v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27183. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27183. Acesso em: 15 jul. 2021.

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

FARIAS, I. M. S. de; MUSSI, A. de A. Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa?. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e28104, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.28104. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28104. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores