As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27248

Palavras-chave:

Casos de ensino, Formação de professores, Revisão integrativa

Resumo

O presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria. Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais, da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2014), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC -SP e graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté UNITAU. Atualmente sou professora de Metodologia do Ensino da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté UNITAU, professora e coordenadora interina do Mestrado Profissional em Educação da mesma universidade. Participo do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente na PUC-SP. Atuei como professora da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental em rede pública municipal e estadual. Trabalhei com a formação de professores em redes públicas. Participei do PIBID como Coordenadora de área e de Gestão. Estudo a formação de professores, a aprendizagem da docência, o desenvolvimento profissional docente e os professores iniciantes.

CV: http://lattes.cnpq.br/4815046589018403

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4578-0894

E-mail: ana.calil@unitau.br

Patrícia Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas FCC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela mesma instituição (2005). Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas, professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp e professora visitante do Mestrado profissional em Educação da Unitau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4081-4573
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6308092123758952
Endereço: Rua Barão de Tefé, 250, apt. 151 Água Branca, São Paulo
Cep: 05003-040

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto MG

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ou  


Endereço:

Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. CEP 35400-000

 

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8332-5414

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156025676562066

Referências

ALMEIDA, P. C. A. Introdução. In: MORICONI, G. (org.). Ensinando futuros professores: experiências formativas inspiradoras. Curitiba: CRV, 2020.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

CALIL, A. M. G. C. Casos de ensino e Estudo de Caso - distinções sobre sua finalidade e uso na pesquisa e na formação de professores: uma entrevista com Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Entrevista inédita concedida remotamente em 30 de dezembro de 2020.

DOMINGUES, I. M. C. S.; SARMENTO, M. T. J.; MIZUKAMI, M. G. N. Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais. In: DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. (org.). Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2012. Disponível em: http://www.ciec-uminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/Ebook_Final.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.

MARCELO, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 22 out. 2020.

MERSETH, K. K. Case studies and teacher education. Teacher Education Quartely, Sacramento, v. 17, n. 1, p. 53-56, 1990.

MERSETH, K. K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, J. (ed.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996. p. 722-744.

MERSETH, K. K. (coord.). Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. Instituto Península. São Paulo: Moderna, 2018.

MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 139-161.

MIZUKAMI, M. G. N. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 151-174.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, N. M. da G. Casos de ensino e processos formativos de professores iniciantes. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2005.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, N. M. da G. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 83, n. 203-205, p. 72-84, 2002. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906

NONO, M. A.; MIZUKAMI, N. M. da G. Possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino. Olhar de Professor, Paraná, v. 7, n. 1, p. 115-131, 2004. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.7.1419

OLIVEIRA, R. M. M. A. de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, 2011.

PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PERRENOUD, P. A divisão do trabalho entre formadores de professores: desafios emergentes. In: ALTET, M.; PAQUAY, L.; PERRENOUD, P. (org.). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 199-220.

RODRIGUES, M. C. et al. Portal dos professores da Universidade Federal de São Carlos/ Brasil: “formação-investigação” sobre a prática pedagógica dos professores no Brasil. Interacções, n. 27, p. 139-160, 2013.

SARMENTO, T. Contextos de vida e aprendizagem da profissão. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação e Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington D.C., v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

SHULMAN, J. H. Case methods in teacher education. New York: Teachers College; London: Columbia University, 1992.

SHULMAN, J. H. Happy accidents: cases as opportunities for teacher learning. New Orleans, LA: American Educational Research Association, 2002.

Downloads

Publicado

11-06-2021

Como Citar

CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de .; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27248, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27248. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.