Resenha – em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianos

Autores

  • Alexandra Garcia UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27132

Palavras-chave:

Cotidianos, Redes Educativas, Narrativas, Processos Pedagógicos

Resumo

A obra resenhada tem como temática o debate de processos didáticos e curriculares relacionados aos cotidianos escolares.  Aborda as questões sob o formato de conversas que trazem narrativas em memórias e imagens com densa interlocução teórica. As conversas são assumidas como opção metodológica defendida pela autora ao longo de sua trajetória no campo das pesquisas com os cotidianos por serem entendidas como um modo de produção de conhecimentos e significações caraterístico dos professores. Essas conversas são desenvolvidas a partir de histórias com memórias de escolas e imagens da própria autora e de outros professores, criando aproximações com o vivido na perspectiva daquele que narra. As histórias são convites, para tocar em questões que afetam as escolas e destacam as criações cotidianas que acontecem no enfrentamento de problemas locais. As questões tratadas ao longo do livro são abordadas partir de complexas imbricações que engendram as redes educativas com as quais os conhecimentossignificações são tecidos. Dialoga com noções do pensamento de Foucault e Deleuze, além de autores do campo do currículo e inicia cada capítulo com uma homenagem a pessoas que atuam em diferentes frentes e temáticas na Educação. No conjunto da obra, Nilda Alves convoca a pensar os processos pedagógicos e formativos e a importância de aprendermos a como aprender uns com os outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Garcia, UERJ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora Associada da mesma universidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos escolas-universidade: processos de formação docente e a produção dos currículos nos cotidianos. Coordenadora do Comitê Científico da ANPEd (2019-2021); Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Currículo (ABdC – Secretaria Geral – 2019-2020). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdade sociais (PPGEdu)

Referências

ALVES, Nilda. Práticas Pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processo didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019, 159 p.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

09-03-2021

Como Citar

GARCIA, A. Resenha – em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianos. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27132, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27132. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27132. Acesso em: 23 abr. 2021.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas