A educação integral e o programa ensino médio inovador – Proemi: singularidades desta política

Autores

  • Marilsa Miranda de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26975

Palavras-chave:

Educação Integral

Resumo

A obra é resultado de parceria estabelecida entre pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participantes do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica –EDITAL Nº 071/2013- PROCAD/CAPES. A obra destaca duas temáticas significativas: a educação integral e a reforma do ensino médio. As autoras analisam as políticas educacionais recentes para esse nível de ensino e a Lei 13.415/2017 que instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O estudo centrou-se nas singularidades do PROEMI e sua implantação em uma escola pública de Santarém- PA, a Escola Mocoronga (denominação fictícia) no período de 2012 a 2014, recorte temporal que corresponde ao ano de implantação (2012) no município e ao desenvolvimento do primeiro ciclo das atividades concernentes ao programa, que condizem aos três anos de duração do Ensino Médio Regular.

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Biografia do Autor

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

A pesquisadora possui Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Araraquara (2010); Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP; Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2006); especialização em Alfabetização (1996) e em Educação e Movimentos Sociais (1998) pela Universidade Federal de Rondônia; Graduação em Pedagogia (1993) pela Universidade Federal de Rondônia; Graduação em Direito (2000) pela Universidade Federal de Rondônia. É professora da Universidade Federal de Rondônia, lotada do Departamento de Educação do Campus José Ribeiro Filho-Porto Velho-RO. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais,Trabalho e educação, Educação do Campo e das populações tradicionais da Amazônia, Educação em Movimentos sociais e Educação e Marxismo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UNIR). Atua como docente na linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia - Núcleo de Educação/Campus José Ribeiro Filho-Porto Velho-RO.

Referências

CAVALIERE, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018

GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. A educação integral e o programa ensino médio inovador - PROEMI: singularidades desta política. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Tradução: Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

SOUZA, M. M. de. A educação integral e o programa ensino médio inovador – Proemi: singularidades desta política . Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26975, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26975. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26975. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral

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