A educação integral e o programa ensino médio inovador – Proemi: singularidades desta política

Autores

  • Marilsa Miranda de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26975

Palavras-chave:

Educação Integral

Resumo

A obra é resultado de parceria estabelecida entre pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participantes do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica –EDITAL Nº 071/2013- PROCAD/CAPES. A obra destaca duas temáticas significativas: a educação integral e a reforma do ensino médio. As autoras analisam as políticas educacionais recentes para esse nível de ensino e a Lei 13.415/2017 que instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O estudo centrou-se nas singularidades do PROEMI e sua implantação em uma escola pública de Santarém- PA, a Escola Mocoronga (denominação fictícia) no período de 2012 a 2014, recorte temporal que corresponde ao ano de implantação (2012) no município e ao desenvolvimento do primeiro ciclo das atividades concernentes ao programa, que condizem aos três anos de duração do Ensino Médio Regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

A pesquisadora possui Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Araraquara (2010); Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP; Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2006); especialização em Alfabetização (1996) e em Educação e Movimentos Sociais (1998) pela Universidade Federal de Rondônia; Graduação em Pedagogia (1993) pela Universidade Federal de Rondônia; Graduação em Direito (2000) pela Universidade Federal de Rondônia. É professora da Universidade Federal de Rondônia, lotada do Departamento de Educação do Campus José Ribeiro Filho-Porto Velho-RO. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais,Trabalho e educação, Educação do Campo e das populações tradicionais da Amazônia, Educação em Movimentos sociais e Educação e Marxismo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UNIR). Atua como docente na linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia - Núcleo de Educação/Campus José Ribeiro Filho-Porto Velho-RO.

Referências

CAVALIERE, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007. Edição Especial.

GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. A educação integral e o programa ensino médio inovador - PROEMI: singularidades desta política. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Tradução: Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

SOUZA, M. M. de. A educação integral e o programa ensino médio inovador – Proemi: singularidades desta política . Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26975, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26975. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26975. Acesso em: 19 set. 2021.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral