Dando vida ao reconhecimento territorial

Autores

  • Melanie Janzen University of British Columbia, University of Manitoba

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26813

Palavras-chave:

Povos indígenas, Ensino, Reconhecimento territorial

Resumo

A problemática da colonização no Canadá e da relação com os povos indígenas é central. Os campi da Universidade de Manitoba, no Canadá, estão localizados nas terras originais de Anishinaabeg, Cree, Oji-Cree, Dakota, povos Dene e no território da Nação Métis. Diante desse fato, a autora se reflete sobre a indação: Como, eu como colona, pesquisadora e professora, ofereço um reconhecimento territorial significativo quando estou tão claramente situada em – e me benefício de – terras roubadas? Desse modo, a autora revisita o significado do reconhecimento territorial (de viver nas terras originárias dos povos indígenas) no ensino, sondando autobiograficamente sentidos que podem dar vida a atos de reconhecimento.

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Biografia do Autor

Melanie Janzen, University of British Columbia, University of Manitoba

Melanie Janzen é professora associada do Departamento de Currículo, Ensino e Aprendizagem da University of Manitoba, com doutorado na University of British Columbia, Canadá. É também pesquisadora afiliada do Center for Human Rights Research. Suas áreas de interesse são a identidade e o devir docente, especificamente no que diz respeito à compreensão, não apenas de como ensinar, mas de como os professores entendem quem eles são e o que significa ser e se tornar um professor. Ela está interessada nas responsabilidades éticas integrantes do ser (e tornar-se) um professor. Além disso, Melanie é professora de primeiros anos e professora de apoio à aprendizagem há mais de 15 anos e tem interesse na reconceituação de crianças e na educação infantil. Suas pesquisas envolvem Formação de professores, Estudos curriculares e Educação infantil.

https://orcid.org/0000-0003-2881-3436

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

JANZEN, M. Dando vida ao reconhecimento territorial. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26813, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26813. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas