Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos

Autores

  • Angel Diaz-Barriga Universidade Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26597

Palavras-chave:

Didática, Currículo, Formação, Currículo integral, Sujeito

Resumo

Neste ensaio, o autor produz uma virada na tese que sustentou em seu livro Didática e currículo: Convergência nos programas de estudos, publicado no século passado, no qual propõe uma complementaridade entre as propostas no campo didático e curricular. Sua abordagem atual é desenvolver uma análise da estrutura epistêmica de ambas as disciplinas e questionar se nela existe uma ideia de uma normatividade sobre o que é desejável que aconteça na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Ele sustenta que, nesse caso, o que se busca é alcançar uma homogeneidade nos processos de aprendizagem, mas ao mesmo tempo mostra como essa estrutura rompe com os aspectos normativos quando o debate sobre o sujeito e sua singularidade aparece em cena. A ruptura epistêmica que ocorre no surgimento e evolução de ambas as disciplinas, embora nos permita sustentar a busca pelo homogêneo, defende ao mesmo tempo que apenas um sujeito pode ser formado, a partir de seus processos singulares. Para isso, propõe uma análise do conflito ideológico no qual ambas as disciplinas surgem, uma no século XVII e outra no século XX, bem como a maneira pela qual esse conflito é ignorado pelos sistemas educacionais que visam mais reconhecer a parte normativa comum do seus projetos, do que reconhecer as características específicas dos sujeitos em formação.

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Biografia do Autor

Angel Diaz-Barriga, Universidade Nacional Autónoma de México

Investigador Emérito do Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educacion: Mexico DF, Coyoacan

https://orcid.org/0000-0003-3849-7190

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

DIAZ-BARRIGA, A. Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26597, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26597. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26597. Acesso em: 8 maio. 2021.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas