Escola, nação, patriotismo: inspeção escolar e promoção da cultura cívica nas escolas primárias de Santa Catarina (1900 – 1930)

Autores

  • Dorval do Nascimento UFMA

Resumo

Busca-se refletir sobre a atuação dos inspetores escolares em relação à promoção de uma cultura cívica nas escolas primárias de Santa Catarina durante os últimos 30 anos da Primeira República. A organização de um efetivo serviço de inspeção escolar ocorreu a partir da reforma do ensino no governo Vidal Ramos, em 1911, a partir da qual os inspetores atuaram no sentido de implementar nas escolas o método moderno de ensino que então se impulsionava e, ao mesmo tempo, garantiam práticas de patriotismo articulando elementos de uma cultura cívica que era pensada no sentido de revitalizar as instituições republicanas. As exigências de incorporação das populações de origem estrangeira presentes no Estado adicionaram uma dimensão ainda mais relevante à inspeção, do ponto de vista estatal. O acompanhamento da atuação dos inspetores escolares permite descortinar aspectos do projeto republicano de constituição da nação a partir da formação cívica da população, que teve a escola como local estratégico.

Palavras-chave: Inspeção escolar. Cultura cívica. Patriotismo. Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorval do Nascimento, UFMA

Doutor em História (UFRGS). Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

15-12-2010

Como Citar

NASCIMENTO, D. do. Escola, nação, patriotismo: inspeção escolar e promoção da cultura cívica nas escolas primárias de Santa Catarina (1900 – 1930). Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 363–380, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/252. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos