Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.25047

Palavras-chave:

Covid-19, Educação Básica, Risco, Contorle espacial

Resumo

A pandemia de Covid-19 impactou a área educacional causando a suspensão das aulas presenciais como forma de evitar a propagação da doença no Brasil. Na Educação Básica, ocasionou dificuldades que, no início da crise, estiveram relacionadas, principalmente, às práticas remotas. Porém, com a chegada do segundo semestre de 2020, iniciaram-se os movimentos de retorno às aulas presenciais, fazendo com que os riscos e as estratégias de controle espacial de retomada das atividades escolares tenham se tornado centrais. O texto apresenta uma reflexão qualitativa acerca dos riscos relacionados ao retorno às aulas e aos modos de contorná-los que são propostos em documentos elaborados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). As reflexões são baseadas em questões relativas ao conceito de risco e à prática de controle espacial, abordadas por teóricos que circulam tanto na área da Educação quanto em outras áreas do conhecimento. Entende-se que os documentos operam com a mensuração de riscos diversos e elegem os que envolvem a Covid 19 contornáveis quando comparados a outros problemas sociais brasileiros. O distanciamento social emerge como possível solução, mas deve ser entendido como uma prática coletiva que depende de todos para o seu sucesso.

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Biografia do Autor

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA). Graduado em Geografia, concluiu Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos, da Unisc. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia.

Roberval Angelo Furtado, Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, graduado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão Educacional pela Universidade Católica Dom Bosco. Professor e especialista em educação do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, tem experiência em currículo, formação de professores, legislação educacional, planos de educação e regime de colaboração.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

DARSIE, C.; FURTADO, R. A. . Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e25047, 2021. DOI: 10.18593/r.v47.25047. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/25047. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua