ENTRE O SILÊNCIO E O ESQUECIMENTO: A QUESTÃO DAS FONTES E DOS MÉTODOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇAO EM GOIÁS

Autores

  • Rubia-Mar Nunes Pinto FACULDADE DE EDUCAÇAO FÍSICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Resumo: O artigo aborda os desafios e as dificuldades para a escrita da história da educação em sociedades regionais brasileiras, comumente representadas como sertão ou fronteira e propõe uma interrogação sobre os efeitos dessas representações para a identificação, preservação e interpretação de fontes de pesquisa. O foco privilegiado de observação é o estado de Goiás, região representada como atrasada e primitiva, e, ao mesmo tempo, lugar da unidade nacional e fonte de riquezas da nação. O texto dialoga com a historiografia da educação no Brasil e em Goiás, apontando para a riqueza dos métodos da análise do discurso, para a leitura de fontes de pesquisa e da alternância de escalas para interpretar a história da educação em regiões periféricas brasileiras.

Palavras-chave: Fontes e métodos de pesquisa. Memória. História da educação em Goiás.


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Biografia do Autor

Rubia-Mar Nunes Pinto, FACULDADE DE EDUCAÇAO FÍSICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduaçao em educaçao física, mestrado e doutorado em educaçao, professora na FEF/UFG.

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Publicado

04-07-2013

Como Citar

PINTO, R.-M. N. ENTRE O SILÊNCIO E O ESQUECIMENTO: A QUESTÃO DAS FONTES E DOS MÉTODOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇAO EM GOIÁS. Roteiro, [S. l.], p. 127–152, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2497. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Educação: fontes e métodos