Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24410

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Estudantes estrangeiros, Ensino superior, Escrita na universidade, Estratégias

Resumo

Analisamos, neste artigo estratégias desenvolvidas por estudantes estrangeiros para lidarem com as demandas do contexto acadêmico, em uma universidade pública brasileira. Os dados analisados derivam do trabalho de Dissertação de Santos (2019) e foram colhidos no segundo semestre de 2017 na Universidade Federal de São João del Rei. A fundamentação teórico-metodológica está baseada nos Novos Estudos do Letramento e em contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com estudantes de nove diferentes países, matriculados em cursos de todas as áreas, exceto das ciências humanas. Os estudantes foram inquiridos sobre sua chegada ao Brasil, as atividades desenvolvidas na universidade e suas dificuldades nas disciplinas dos cursos aos quais estavam matriculados. As entrevistas foram gravadas e transcritas, com vistas a compreensão dos recursos mobilizados pelos estudantes para contornar tais possíveis dificuldades. Os resultados evidenciam a grande variedade de estratégias de estudo, dentre elas o pedido de auxílio a colegas brasileiros para o cumprimento das demandas dos cursos, a preferência pelo suporte impresso na leitura de textos acadêmicos, o uso de pesquisas na internet para ampliar vocabulário, a solicitação de auxílio aos professores e utilização de monitoria, oferecida pela universidade. O estudo conclui que algumas dificuldades não se relacionam apenas à questão da fluência na língua portuguesa falada no Brasil, mas à pouca familiaridade com práticas de leitura e escrita próprias do campo acadêmico. Indicamos, ainda, a assimetria entre os países do norte em relação ao Brasil, quando se trata da internacionalização da universidade.

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Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, UFMG

Mestre em educação pela UFSJ

Doutoranda em educação pela UFMG

Maria Do Socorro Alencar Nunes Macedo, UFSJ

Graduada em Pedagogia (1991), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998/2004). Pós-doutorado pela University of London, King's College. Professora Associada IV da Universidade Federal de São João Del Rey. É pesquisadora da área alfabetização, letramento, internacionalização do ensino superior. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização contextos escolares e não escolares, em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Coordena o GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização , Linguagem e Decolonialidade. Vice-presidente da ABALF 2014-2017. É membro do Conselho Fiscal da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - 2020-2022. Membro da editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2019-2021.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

SANTOS, P. A. D. G. C. .; MACEDO, M. D. S. A. N. . Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24410, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24410. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24410. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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