Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana

Autores

  • Sirley Lizott Tedeschi Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul
  • Losandro Antônio Tedeschi Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD https://orcid.org/0000-0002-7454-8349

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.24344

Palavras-chave:

Currículo, Nietzsche, Perspectivismo

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo analisar e discutir a filosofia perspectivista de Nietzsche a fim de mostrar as implicações para o campo da educação e do currículo. Com base nos escritos de Nietzsche e de autores que dialogam com a obra nietzschiana, propomos evidenciar, em um primeiro momento, que o filósofo alemão ultrapassa os pressupostos da modernidade e inaugura uma nova dimensão da filosofia ao estabelecer o perspectivismo como modo de pensamento. Em um segundo momento, mostramos como o perspectivismo nietzschiano potencializa modos de pensar o currículo que primam não mais pela unidade e identidade – categorias metafísicas -, mas pela multiplicidade e diferença, já que não recorre a essencialismos e universalismos.

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Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; Mestre em Filosofia Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Losandro Antônio Tedeschi, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Doutor em Historia Latino - Americana pela UNISINOS.

Professor na UFGD, graduação e pós-graduação.

Coordenador da Catedra UNESCO "Gênero, diversidade Cultural e Fronteiras"

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

TEDESCHI, S. L.; TEDESCHI, L. A. Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.24344. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24344. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua