Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24333

Palavras-chave:

Formação Continuada, Pedagogo, Escola, Grupo, Comunicação

Resumo

Ao considerar que o pedagogo é o profissional que articula a comunicação e coordena os grupos envolvidos no processo de ensinar e aprender na escola, este artigo tem como objetivo identificar a articulação que os pedagogos estabeleceram entre as informações recebidas ao longo da formação continuada, as vivências reflexivas sobre comunicação e grupo e a prática já desenvolvida no espaço da escola. A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta a descrição de uma experiência de formação continuada com pedagogos e interpreta os fenômenos à luz da fenomenologia hermenêutica. Para a descrição e interpretação dos dados utilizou-se a roda de conversa de dois encontros da Formação Continuada e uma tarefa a ser realizada na escola. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa, por não trabalharem, na maioria das vezes, sob a ótica da observação e da escuta, e também por não estarem respaldados pelo conhecimento de que a escola deveria ser entendida como um grupo, em processo dinâmico e que é impossível não comunicar, acabam fazendo leituras da dinâmica escolar e de seus fenômenos, de modo simplista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelise Maria Labatut Portilho, PUCPR

Pedagoga. Mestre em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutora em Educação (Universidade Complutense de Madri (Espanha). Pós Doc em Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente.

Isabel Cristina Hierro Parolin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora convidada do Curso de Psicopedagogia da PUCPR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente.

Laura Monte Serrat Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora convidada do Curso de Psicopedagogia da PUCPR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente.

 

Referências

ÁVILA, L. A. As tensões entre a individualidade e a grupalidade. Revista da SPAGESP, v. 11, n. 2, p. 4-9, 2010.

BARBOSA, L. M. S. Psicopedagogia no âmbito grupal. Operatividade – um instrumento para o desenvolvimento em grupos de aprendizagem. In: ZENÍCOLA, A. M.; BARBOSA, L. M. S.; CARLBERG, S. Psicopedagogia: saberes/olhares/fazeres. São José dos Campos: Pulso, 2007. p. 127-167.

CAMPOS, E. F. E. Os desafios da coordenação pedagógica: partilhando responsabilidades. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 125-139.

COLTRO, A. A fenomenologia: um enfoque metodológico para além da modernidade. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 11, 1.º trim., 2000.

CUNHA, N. de B.; BORUCHOVITCH, E. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-posições, v. 27, n. 3, p. 31-56, set./dez. 2016.

FERNANDES, A. A mulher escondida na professora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

POOLI, J. P.; FERREIRA, V. M. R. Pedagogos construindo suas identidades: entre a descrição e escolhas. Educar em Revista, n. 1, p. 19-37, jun. 2017. Edição Especial.

PORTILHO, E. et al. A instituição que aprende sob o olhar da Psicopedagogia. Rio de Janeiro: Wak, 2018.

SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão Pernambucano. Interface, Botucatu, v. 18, suppl. 2, p. 1299-1312, 2014.

VISCA. J. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1999.

Downloads

Publicado

05-03-2021

Como Citar

PORTILHO, E. M. L.; PAROLIN, I. C. H. .; BARBOSA, L. M. S. Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24333, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24333. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24333. Acesso em: 19 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua