Apresentação: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.24330

Palavras-chave:

Políticas educacionais

Resumo

Trata-se de uma proposta acadêmica, mas também política e militante, que objetiva debater e problematizar sobre as mudanças políticas ocorridas nos últimos anos, não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina e do mundo, focando em um tema em particular: o das políticas públicas educacionais, face ao avanço da nova (ou extrema?) direita.

O dossiê trata de um tema que não é estranho aos brasileiros, pois o avanço da extrema direita e suas particularidades estão presentes todos os dias na pauta de variados jornais (impressos, televisados e/ou virtuais), nas mídias sociais e até em situações quotidianas, como no diálogo entre pessoas nos mais diversos âmbitos da sociedade.

Para tratar do assunto, convidamos renomados professores brasileiros e estrangeiros a colaborar, pensadores cujos aportes críticos têm contribuído, sobremaneira, para a compreensão das problemáticas contemporâneas vinculadas ao avanço de uma perspectiva política – a extrema direita – que é unanimemente considerada, em todos os nossos textos, predatória dos direitos e interesses da classe trabalhadora, da democracia e dos setores desfavorecidos e marginalizados da nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia e História da Educação (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Paulino José Orso, Unioeste

Paulino José Orso, possui graduação em Filosofia  (1989), mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp e Pós-doutorado em Educação pela UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e filosofia da Educação, e desenvolve estudos, pesquisas e atividades de extensão sobre Liberalismo e educação e Pedagogia Histórico-Crítica. Foi bolsista produtividade da Fundação Araucária, integra o Conselho Universitário da Unioeste e é líder do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR.

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Publicado

10-06-2020

Como Citar

HERMIDA, J. F.; ORSO, P. J. Apresentação: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–8, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.24330. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24330. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

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