Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar UFGD
  • Aldrin Ckeyde da Cunha UFGD
  • Patricia dos Santos de Jesus UEMS

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23794

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores, Educação infantil e Literatura infantil

Resumo

A formação de professores tem sido um desafio das últimas décadas aos pesquisadores da área de Educação, em específico quando focamos nossas preocupações com a formação continuada de professores da Educação Infantil para o ensino de Matemática, nossa inquietação tornar-se maior em virtude da escassez de pesquisas na área. Assim, nossa investigação analisa uma formação continuada de professores da Educação Infantil que tiveram como processo formativo, além do estudo específico do uso de Literatura infantil para o ensino de Matemática, o desenvolvimento de criação de histórias para o seu ensino. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores de Educação Infantil no processo de criação de uma história para o ensino de um conteúdo matemático. A metodologia utilizada para a realização do processo formativo foi o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge – MTSK. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionário e o desempenho de 5 professoras durante o processo formativo. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes sobre os domínios e subdomínios do MTSK, essenciais para que haja um bom desempenho em sala de aula. Consideramos ainda um desafio proporcionar diferentes ações formativas para esse segmento de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, UFGD

Professora da Universidade Federal da Grande Douraos UFGD

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Cientifica e MAtema´tica - UEMS

Doutora em Educação Matema´tica pela PUC-SP

Aldrin Ckeyde da Cunha, UFGD

Doutor em educação Matemática UNIAN- SP Profesor da Universidade Federal da GRande Dourados - Brasil

Patricia dos Santos de Jesus, UEMS

Mestranda em Educação científica e Matem´ática UEMS

Referências

ALENCAR, E. S.; PEREIRA, A. O lobo que virava formas geométricas. São Paulo: Scortecci, 2017.

BARRETO, M. das G. B.; PRADO, M. E. B. B. P. Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam Matemática. Tangram Revista de Educação Matemática, v. 1, n. 2, 2018.

CANTO DA POESIA. Trigonometria amorosa – uma poesia matemática. ZÉducando, 25 set. 2012. Disponível em: https://joserosafilho.wordpress.com/2012/09/25/trigonometria-amorosa-uma-poesia-matematica/. Acesso em: 15 abr. 2016.

CARRILLO-YAÑES, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, p. 1-18, 19 jul. 2018.

CERQUETTI, F.; ALBERCANE, C. B. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COBB, P. et al. Experimentos de design em pesquisa educacional. Pesquisador Educacional, v. 32, n. 1, p. 9-13, 2003. Disponível em: http://www.aera.net/uploadedFiles/Journals_and_Publications/Journals/Educational_Researcher/3201/32 01_Cobb.pdf. Acesso em: 8 fev. 2017.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016.

GALPERIN, C. Literatura infantil e a inclusão. In: GOVERNO DO PARANÁ. Secretaria da Educação. Os desafios da escola pública do Paraná na perspectiva do professor PDE. [S. l.]: Governo do Paraná, 2013. v. I. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ue np_port_artigo_elizangela_idalgo_regallo_maria.pdf. Acesso em: 8 fev. 2017.

PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Promoção do desenvolvimento profissional da formação de professores: a produção de histórias infantis com conteúdo matemático. Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 315-330, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a10v14n2. Acesso em: 15 abr. 2016.

REAME, E. et al. Matemática na educação do dia-a-dia das crianças: rodas, músicas, jogos e histórias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SMOLE, K.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de Problemas, Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2000. v. 2.

VILELLA, B. Era uma vez o tatu bola. [S. l.]: Editora Escala educacional, 2007. Coleção Sim – Lugares.

VILLA-OCHOA, J. A.; ALENCAR, E. S. Profesores de matemáticas: investigación sobre los saberes, competencias y modelos para su formación profesional. Uni-pluriversidad, v. 19, n. 2, p. 10-16, dec. 2019. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.19.2.01. Disponível em: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/339854. Acesso em: 9 fev. 2020.

ZACARIAS, E.; MORO M. L. F. A matemática das crianças jovens e literatura infantil. Educar Curitiba, n. 25, p. 275-299, 2005.

Downloads

Publicado

26-02-2021

Como Citar

ALENCAR, E. S. de; CUNHA, A. C. da; JESUS, P. dos S. de. Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23794, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23794. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23794. Acesso em: 23 abr. 2021.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática