Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical

  • Marcelo Kaczan Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Rogério Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Ensino de Música, Práticas Criativas, Habitus Musical

Resumo

Debate-se, neste escrito, a importância de se reafirmar o ensino de música nos espaços educativos, garantindo sua permanência no âmbito da escola regular. Assim, tem-se aqui como objetivo primordial apresentar a relevância da utilização de práticas educativo-musicais criativas para o ensino de música (FONTERRADA, 2015) como elemento potencializador do desenvolvimento humano, cognitivo, crítico, emocional, político e social. Essa maneira de ensinar música, com esteio em práticas criativas nas salas de aulas, traz múltiplas possibilidades de renovar o ensino de música e de se instaurar um habitus musical – uma cultura musical – ampliando o seu alcance ao maior número possível de estudantes. O motor central das discussões é a necessidade de se reinventar o ensino de música ante a hegemonia da Indústria Cultural, propondo práticas diversificadas que incentivem a criação e a fruição, que possam romper com o ensino tradicional de música padronizado e com a lógica do consumo mercadológico que o repertório comercial forma nos ouvintes. É necessário incentivar a criação de experiências diversas consideradas singulares em razão do processo massivo que apenas reproduz modelos prontos e legitimados socialmente. Assim, é urgente investir em práticas criativas diferentes das atuais formas de ensinar música na escola.

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Biografia do Autor

Marcelo Kaczan, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em educação pelo programa de pós graduação em educação PPGE  da Universidade Federal do Ceará - UFC, linha LECE e eixo ensino de música. Mestre em educação pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC,Graduado em Filosofia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialização em Gestão Escolar pela UDESC, especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública no CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência na docência e especialista em gestão da educação publica com ênfase na gestão Escolar.

Pedro Rogério, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidad de Valladolid; Doutor em Educação / Linha Currículo / Eixo Temático Ensino de Música pela UFC (2011). Mestre em Educação pela UFC (2006). Graduado em Música - Licenciatura - pela Universidade Estadual do Ceará (2000) . Atua como avaliador e parecerista em eventos acadêmicos e científicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Currículo, Sociologia da Arte e EAD. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC; Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos da Música Cearense - GRUPECE e do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC -LEMUS. Professor Associado I do Curso de Música - Licenciatura - da UFC. Representante no Ceará da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora do curso de Pedagogia da UECE na área de política, planejamento e gestão educacional Doutora em Educação Brasileira do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 2009, especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela Instituto PróSaber em 2019 e graduação em pedagogia, em 2015, pelo Instituto ISEPRO e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, em 2003. . Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre o Trabalho - LABOR, pesquisadora do Eixo temático de pesquisa: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará- UFC - Área de estudo: Filosofia da Educação - categorias - educação e emancipação humana - Técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.

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Publicado
28-08-2020
Como Citar
KACZAN, M.; ROGÉRIO, P.; KACZAN, M. A. V. L. Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical. Roteiro, v. 45, p. 1-16, 28 ago. 2020.
Seção
Artigos de demanda contínua