Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial

Autores

  • Ximena Gutiérrez-Saldivia Universidad Católica de Temuco
  • Cecilia Barría Navarro Universidad Católica de Temuco
  • Danilo Díaz-Levicoy Universidad Católica del Maule https://orcid.org/0000-0001-8371-7899

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Ensino da matemática, Formação de professores, Educação especial

Resumo

O tema central do artigo relaciona-se com uma prática inovadora na formação dos futuros professores de educação especial, onde utiliza-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia no ensino da matemática dentro do curso ferramentas de aceso para o aprendizado das matemáticas I. A implementação do DUA constitui uma estratégia para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e uma oportunidade para modelar estratégias de ensino diversificadas. O objetivo do trabalho é divulgar a implementação do DUA. Nesse contexto, foram analisadas as práticas das professoras do curso e as percepções das estudantes, identificando-se uma metodologia de ensino tradicional centrada no professor, e percepções negativas dos estudantes em relação à matemática; depois, diferentes estratégias de ensino baseadas nos três princípios do DUA, suas diretrizes e pontos de verificação, foram selecionados e implementados. Finalmente, conclui-se que a implementação das estratégias permitiu uma maior implicação na aprendizagem e uma aproximação dos estudantes ao seu futuro professional, aspectos fundamentais na política educativa do Chile, que exige às escolas incorporar o DUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELL, M.; JUNG, E.; TAYLOR, M. Students’ perceptions of classroom instructional environments in the context of universal design for learning. Learning Environments Research, Australia: Curtin University, v. 14, p. 171-185, 2011.

ALBA, C.; ZUBILLAGA, A.; SÁNCHEZ, J. Tecnologías y diseño universal para el aprendizaje (DUA): experiencias en el contexto universitario e implicaciones en la formación del profesorado. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Cáceres: Universidad de Extremadura, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2015.

BARRÍA, C.; GUTIÉRREZ-SALDIVIA, X.; TAPIA, C. (en prensa). Diseño universal para el aprendizaje de las matemáticas en la formación inicial del profesorado. Formación universitaria, La Serena: Centro de Información Tecnológica.

BROWDER, D. et al. Teaching elementary students with multiple disabilities to participate in shared stories. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, Urbana-Champaign: University of Illinois, v. 33, p. 3-12, 2008.

CELA, J.; PALAU, J. El Espacio. Cuadernos de Pedagogía, Madrid: Wolters Kluwer, v. 254, p. 59-63, 1997.

CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHNOLOGY. Universal design for learning guide-lines version 2.0. Wakefield, MA: CAST, 2011.

CENTRO DE MODELAMIENTO MATEMÁTICO. Matemática en aula: docentes en acción. Santiago, Chile: Universidad de Chile, 2016.

CHILE. Ministerio de Educación. Decreto nº 83 Aprueba criterios y orientaciones de adecuación curricular para estudiantes con necesidades educativas especiales de educación parvularia y educación básica. Santiago de Chile: Ministerio de Educación, 2015. Disponible en: http://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2016/08/Decreto-83-2015.pdf. Acceso en: 21 agosto 2019.

CHILE. Ministerio de Educación. Orientaciones sobre estrategias diversificadas de enseñanza para educación básica en el marco del decreto 83/2015. Santiago de Chile: [s. n.], 2017. Disponible en: http://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2017/05/ORIENTACIONES_D83_Web_05-2017.pdf. Acceso en: 10 dic. 2019.

DEAN, T.; LEE-POST, A.; HAPKE, H. Universal design for leaning large lecture classes. Journal of Marketing Education, Wellesley: Babson College, v. 39, n. 1, p. 5-16, 2016.

DYMOND, S. et al. Using a participatory action research approach to create a universally designed inclusive high school science course: a case study. Research and practice for persons with severe disabilities, Urbana-Champaign: University of Illinois, v. 31, p. 293-308, 2006.

FLORES, D. et al. Las emociones y su impacto en el aprendizaje de las matemáticas. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2013. Montevideo. Anales […] Montevideo, 2013. p. 2301-0797.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2002.

GAIRÍN, J. El reto de la organización de los espacios. Aula de Innovación Educativa, Barcelona: Graó, v. 39, p. 45-50, 1995.

GUTIÉRREZ-SALDIVIA, X. et al. Acceso a la información en el libro de texto de matemática de primer año en educación primaria en Chile. Espacios, Venezuela: Editorial Espacios Inc, v. 40, n. 42, p. 1-22, 2019. Disponible en: https://www.revistaespacios.com/a19v40n41/a19v40n41p22.pdf. Acceso en: 10 enero 2020.

GUTIÉRREZ-SALDIVIA, X. Evaluación de la investigación sobre la educación especial en España mediante el análisis cienciométrico de sus tesis doctorales 1978-2013. 2014. Tesis (Magister) – Universidad de Granada, Granada, 2014.

KORTERING, L.; MCCLANNON, T.; BRAZIEL, P. Universal design for learning: a look at what algebra and biology students with and without high incidence conditions are saying. Remedial and Special Education, Lawrence: University of Kansas, v. 29, p. 352-363, 2008.

LIEBER, J. et al. Access to the general education curriculum for preschoolers with disabilities: children’s school success. Exceptionality, Gainesville: University of Florida, v. 16, p. 18-32, 2008. DOI: 10.1080/09362830701796776.

LAORDEN, C.; PÉREZ, C. El espacio como elemento facilitador del aprendizaje. Una experiencia en la formación inicial del profesorado. Pulso, Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, v. 25, p. 133-146, 2002.

MANGIATORDI, A.; SERENELLI, F. Universal design for learning: a meta-analytic review of 80 abstracts from peer reviewed journals. Research on Education and Media, Milán: Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, v. 5, n. 1, p. 109-118, 2013.

MEYER, A.; ROSE, D.; GORDON, D. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST, 2014.

PARKER, D.; ROBINSON, L.; HANNAFIN, R. Blending technology and effective pedagogy in a core course for preservice teachers. Journal of Computing in Teacher Education, Ames: Lowa State University, v. 24, p. 49-54, 2008.

RAO, K.; TANNERS, A. Curb cuts in cyberspace: Universal instructional design for online courses. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville: Association on Higher Education and Disability, v. 24, p. 211-229, 2011.

RAO, K.; WOOK, M.; BRYANT, B. A review of research on universal design educational models. Remedial and Special Education, Lawrence: University of Kansas, v. 20, n. 10, p. 1-14, 2014.

ROSE, D.; MEYER, A. Teaching every student in the digital age: universal design for learning. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2002.

SCHELLY, C.; DAVIES, P.; SPOONER, C. Student perceptions of faculty implementation of universal design for learning. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville: Association on Higher Education and Disability, v. 24, n. 1, p. 17-30, 2011.

UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO. Modelo educativo UC Temuco: principios y lineamientos. Temuco, Chile: UCT, 2007. Disponible en: https://uct.cl/archivos/modeloeducativo.pdf. Acceso en: 18 oct. 2019.

UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO. Reglamento del estudiante de pregrado de la Universidad Católica de Temuco. Temuco, Chile: UCT, 2018. Disponible en: http://dara.uct.cl/wp-content/uploads/2018/11/1.REGLAMENTO-DE-ESTUDIANTE-REGULAR.pdf. Acceso en: 18 oct. 2019.

YUVAL, L. et al. Evaluation report on the universal instructional design at the University of Guelph. Guelph, ON: University of Guelph, 2004.

Publicado

22-02-2021

Como Citar

GUTIÉRREZ-SALDIVIA, X. .; NAVARRO, C. B.; DÍAZ-LEVICOY, D. Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23731, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23731. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23731. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática