SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandra Corrêa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Resumo

Resumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.
Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Corrêa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Professora do Departamento de Ciências da Exatas e da Terra da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Erechim, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

CORRÊA, A. SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 365–384, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos