Os efeitos da comercialização do ensino superior sobre trajetórias de trabalho dos professores universitários colombianos

Palavras-chave: Comercialização da educação, Identidade de professores, Ensino precário

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa intitulada "Trajetórias trabalhistas intergeracionais e perspectivas do trabalho docente universitário na Colômbia". Foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa apoiada principalmente no método biográfico de pesquisa social, método este centrado em trajetórias de trabalho. O presente estudo investigou as consequências que a comercialização da educação superior deixou sobre o trabalho de professores universitários de quatro cidades da Colômbia. Três coortes intergeracionais foram analisadas em três amostras focais de professores universitários, os quais, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram questionados sobre as consequências geradas pela comercialização do ensino superior em seu trabalho, tomando-o a partir de dois referenciais: como gerador de renda e construtor de identidade. São analisadas as políticas de qualidade, internacionalização e flexibilidade curricular, entendendo-as como sistemas que operacionalizam os novos modelos de gestão nas universidades. Como resultados, indicamos que tais políticas vem gerando um aumento da carga horária docente, o que leva ao aumento da precariedade do trabalho, promovendo a competitividade, a deterioração da qualidade de vida e a diluição de sua identidade profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Cabrales Salazar, Universidad Militar Nueva Granada

Economist from Universidad Militar Nueva Granada, Specialized in Pedagogy and University Teachingfrom Universidad La Gran Colombia, Magister in Education and PhD. in Social and Human Sciencesfrom the Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Summa Cum Laude thesis.Director of Quality for Higher Education for the Colombian Ministry of Education. Academic Peerfrom COLCIENCIAS. National and international Lecturer and Speaker with publications in the areasof education, bioethics and consumption, peace and post-conflict and management and strategicalprocesses in organizations. Pedagogical Consultant. Writer with academic publications in books andpapers, and literary publications in narrative and poetry. Professional with a high sense ofresponsibility and love for work, committed and with leadership skills.Teacher-researcher in undergraduate, Masters and Doctorate programs in the social and educationalfield in: professional ethics, bioethics, creativity and innovation, ICTs applied in Education,epistemology and research, and writing skills. In the economical field: leadership, human talentManagement, management by processes, history of economy, economical doctrines, economicdevelopment and sociology of work.

Referências

ACEVES, J. Sobre los problemas y métodos de la historia oral. In: DE GARAY, G. (coord.). La historia con micrófono. Textos introductorios a la historia oral. México: Instituto Mora, 1994. p. 33-46.

ALCAIDE, V. Una construcción del concepto de capital social para el estudio de su influencia en la inserción y la trayectoria laboral. In: CONGRESO ESPAÑOL DE SOCIOLOGÍA, 10., 2010. Anales […] Pamplona: Universidad de Navarra, 2010.

AZEVEDO, M. Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa, v. 1, n. 1, p. 56-79, jan./jun. 2015. DOI: 10.22476/revcted.v1i1.24.

BOLÍVAR, A. La educación no es un mercado. Crítica de la “gestión de calidad total”. Aula de la Innovación Educativa, n. 83-84, jul./agosto 1999.

BOLÍVAR, A. La formación inicial del profesorado de secundaria y su identidad profesional. Estudios sobre Educación, v. 12, p. 13-30, 2007.

BRUNNER, J. La universidad sus derechos e incierto futuro. Revista Iberoamericana de Educación, n. 4, 2009.

CABRALES, O.; DÍAZ, V. El trabajo docente universitario ante los nuevos modelos de gestión. Revista Dimensión Empresarial, v. 13, n. 2, p. 219-232, 2015.

CABRALES, O. Los nuevos modelos de gestión en las universidades y en el trabajo docente en Colombia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, marzo 2018. Número especial. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/view/670. Acceso en: 21 ene. 2019.

CHAVES, V. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., v. 31, n. 111, p. 481-500, 2010. DOI: 10.1590/S0101-73302010000200010.

CURRIE, J.; NEWSON, J. Universities and Globalization: Critical perspectives, London, Sage, 1998.

DE LA GARZA, E. La Flexibilidad del Trabajo en América Latina. In: DE LA GARZA, E. (coord.). Tratado Latinoamericano de Sociología del Trabajo. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.

DIAS SOBRINHO, J. D. Educação Superior: Bem Público, Equidade e Democratização. Avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772013000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 jun. 2019.

DUBAR C. La socialisation. Construction des identités sociales et professionnelles. Paris: A. Colin, 1991.

GENTILI, P. Educación, currículum y poder. Buenos Aires: Miño y Dávila, 1997.

GÓMEZ, E. Identidad docente: vida personal-vida profesional. In: GÓMEZ, Teresita (ed.). Desafíos para el profesorado del siglo XXI. Nueva época, n. 46, otoño 2005.

GORZ, A. Metamorfosis del trabajo. Búsqueda de sentido. Crítica de la razón económica. Sistema: Madrid, 1991.

HERRERA, J.; GARZÓN, J. Las Historias de Vida, en memorias del Simposio Internacional de Narrativas en educación. [S. l.]: Universidad de Antioquia, 2011.

IBARRA, E. La “nueva universidad” en México: transformaciones recientes y perspectivas. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 7, n. 14 p. 75-105, enero/abr. 2002.

IBARRA, E. La Universidad en México Hoy: Gubernamentalidad y Modernización. México: UNAM, 2003.

NEAVE, G. Educación superior: historia y política. Estudios comparativos sobre la universidad contemporánea. España: Gedisa, 2001.

NEVES, L.; FERNANDES, R. Política neoliberal e educação superior. In: NEVES, L. (org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã, 2002.

LEHER, R. Estrategias de mercantilización de la educación y tiempos desiguales de los tratados de libre comercio: el caso de Brasil. In: GENTILI, Pablo et al. Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina. CLACSO. Argentina: Homosapiens Ediciones, 2009. p. 1-59.

PULIDO, C. Psicología y trabajo: una relación bajo examen. In: BALLESTEROS DE VALDERRAMA, B. P.; ESCOBAR MELO, H. (ed.). Psicología y políticas públicas: aportes desde la academia. Bogotá, Colombia: Editorial Pontifica Universidad Javeriana, 2011. p. 123-144.

PRECIADO, F.; GÓMEZ, A.; KRAL, K. Ser y quehacer docente en la última década, Un estudio cualitativo del impacto de las políticas de formación en el profesorado. RMIE, v. 13, n. 39, p. 1139-1163, oct./dic. 2008.

SENNETT, R. La Corrosión del Carácter. Barcelona: Anagrama, 2006.

SISTO, V. Teorías Organizacionales Postmodernas y gestación del sujeto postmoderno. 2004. Tesis (Doctorat en Psicologia Social) – Universidad de Barcelona, 2004. Disponible en: http://ddd.uab.cat/pub/tesis/2004/tdx-1217104-143200/vsc1de1.pdf. Acceso en: 10 feb. 2018.

SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. L. Academic Capitalism: Politics, Policies and the Entrepreneurial University. Baltimore and London: The John Hopkins University Press, 1997.

VILLAMIL, C. Alcance de la autonomía universitaria en Colombia, 1980-2002. Una reflexión desde la evolución legislativa y jurisprudencial. In: GENTILI, Pablo; LEVY, Bettina (comp.). Espacio público y privatización del conocimiento. Argentina: Clacso, 2005. p. 37-48.

Publicado
19-11-2020
Como Citar
CABRALES SALAZAR, O.; PÉREZ, V. D. Os efeitos da comercialização do ensino superior sobre trajetórias de trabalho dos professores universitários colombianos. Roteiro, v. 45, p. 1-26, 19 nov. 2020.
Seção
Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo