A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica

Autores

  • Lúcio Gomes Dantas Universidade Católica de Brasília https://orcid.org/0000-0002-5630-5060
  • Maria Regina Carvalho Teixeira de Oliveira Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Universidade UNIMED

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47i0.23255

Palavras-chave:

Gestão educacional., Universidade Católica., Identidade, Mercado educacional

Resumo

Nos últimos anos, a mercantilização da Educação Superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas têm solapado as Instituições de Ensino Superior (IES). O impacto da operacionalização dos serviços educacionais disponibilizados à sociedade tem apresentado aspectos que reverberam na gestão profissional, sobretudo nas universidades católicas. Diante disso, os imperativos mercadológicos têm afetado, sobremaneira, a missão e os valores das IES católicas. Nesse sentido, essa comunicação reflete aspectos constitutivos da gestão profissional e o impacto deles na identidade da universidade católica. Para realizar este estudo, utilizou-se o método qualitativo, de caráter exploratório, escrito sob a perspectiva de um ensaio teórico, no qual se realiza uma discussão conceitual sobre o modelo de gestão profissional que atende ao mercado atual de Educação Superior. Utilizaram-se, ainda, documentos de uma universidade católica, bem como de sua mantenedora, para fazer interface com as concepções de gestões vigentes no cenário atual das IES. Discutiram-se as concepções que permeiam a gestão, a missão e os valores institucionais perante as demandas do atual mercado educacional superior. Observou-se que, na discussão dos autores, critica-se a forma de gerir sob a perspectiva do mercado neoliberal e que seu principal impacto na Educação Superior pode desqualificar a identidade da universidade católica. Conclui-se que é importante preservar a identidade desse tipo de universidade, uma vez que se leva em conta a comunidade de estudiosos que se dedica à investigação, ao ensino e às várias formas de serviço à comunidade como promoção dos saberes e missão cultural.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

DANTAS, L. G.; OLIVEIRA, M. R. C. T. de. A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v47i0.23255. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23255. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo