Resenha da nova edição brasileira da obra de Nicos Poulantzas, “Poder político e classes sociais”

Poder político e classes sociais

  • Armando Boito Jr Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Palavras-chave: Nico Poulantzas, Pode político. Classes Sociais

Resumo

A originalidade deste livro está presente já na construção do seu objeto de investigação: o nível jurídico-político do modo de produção capitalista e, particularmente, o tipo capitalista de Estado. O conceito ampliado de modo de produção, concebido não como sinônimo de economia, mas sim como conceito que contempla o todo complexo e articulado de distintas instâncias ou níveis da vida social, esse conceito ampliado é a referência de fundo que permitiu a Poulantzas construir o seu objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Boito Jr, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Titular de Ciência Política da Unicamp onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Desenvolve pesquisa sobre as relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina. É editor da revista Crítica Marxista e dirige a Coleção Marx 21 publicada pela Editora da Unicamp. Coordenou o projeto temático intitulado "Política e classes sociais no capitalismo neoliberal", financiado pela Fapesp, e o projeto intitulado "Mundialização neoliberal, política e conflitos sociais no Brasil e na França", financiado pelo Convênio Capes-Cofecub. Pesquisou o sindicalismo e a política brasileira e, mais recentemente, tem pesquisado também na área de teoria política e marxismo. É autor dos seguintes livros: O Golpe de 1954: a burguesia contra o populismo (Editora Brasiliense); O sindicalismo de Estado no Brasil - uma análise crítica da estrurtura sindical (Editoras Hucitec e Unicamp); Política neoliberal e sindicalismo no Brasil (Editora Xamã), O Sindicalismo na política brasileira (Editora IFCH-Unicamp), Estado, política e classes sociais (Editora da Unesp) e Reforma e crise política no Brasil - os conflitos de classe nos governos do PT (Editoras Unicamp e Unesp). Organizou diversas coletâneas sobre a teoria marxista e o movimento operário. Carreira acadêmica: Bacharel em Ciências Sociais (Unicamp), Mestre em Ciência Política (Unicamp), Diplôme d´Études Approfondies (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Doutor em Sociologia (USP), Pós-doutorado (Fondation Nationale des Sciences Politiques - FNSP, Paris), Livre-Docente (Unicamp), Professor Titular (Unicamp) e Academic Visitor na University of London.

Referências

POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. 1° edição. Tradução: Maria Leonor F. R. Loureiro e Danilo Enrico Martuscelli. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
Publicado
10-06-2020
Como Citar
BOITO JR, A. . Resenha da nova edição brasileira da obra de Nicos Poulantzas, “Poder político e classes sociais”: Poder político e classes sociais. Roteiro, v. 45, p. 1-6, 10 jun. 2020.
Seção
Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita