O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública

  • Ana Carla Sabino Fernandes UFC

Resumo

Este artigo compartilha algumas atividades docentes pautadas em apropriações conceituais e bibliográficas acerca da História Pública para o ensino e a aprendizagem histórica. As atividades, no formato teórico-metodológico de aula oficina e em sequências didáticas, foram realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Subprojeto História da Universidade Federal do Ceará-UFC, e desenvolvidas em três escolas públicas do Estado do Ceará, entre os anos de 2015- 2017 e no primeiro bimestre de 2018, período em que coordenei o referido programa. Consideramos, em nossas práticas docentes, as narrativas estudantis sobre a ideia histórica de “público”, como fundamentais para a construção dos saberes históricos dos alunos na escola e obtivemos como resultado o fomento da docência significativa dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Ana Carla Sabino Fernandes, UFC

Doutora em História. Coordenadora dos estágios docentes em história na UFC; coordenadora do laboratório de ensino e aprendizagem em história (LEAH) e do grupo de estudos e pesquisas em ensino de história (GEPEH); docente orientadora da residência pedagógica história UFC. Coordenadora Acadêmica Local e docente do ProfHistória UFC.

Publicado
28-02-2020
Como Citar
FERNANDES, A. C. S. O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública. Roteiro, v. 45, 28 fev. 2020.
Seção
Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica