Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente
Resumo
O texto propõe uma discussão acerca da relação entre formação inicial e continuada e prática docente de professores de História que atuam na Educação Básica. A discussão será conduzida com base na pergunta: “Em que medida a formação, em diferentes níveis, reflete na prática docente dos professores?”. A análise toma por base os resultados obtidos por meio da pesquisa Ensinar História: um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná – São Paulo – Bahia – Goiás 1998-2014), coordenada pela professora Marlene Cainelli (UEL), tendo como fundamento as referências conceituais da Educação Histórica. Para este texto fizemos um recorte analisando as práticas dos professores da Bahia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e apresentados de forma contextualizada, portanto, dizem respeito ao universo investigado. Cruzando os dados do perfil dos professores com os referentes às escolhas metodológicas, não visualizamos diferenças marcantes que indiquem aprimoramento proporcionado por maior tempo e grau de formação; no tocante às narrativas sobre temas históricos, alguns professores com mestrado concluído ou em curso à época da pesquisa apresentam relatos mais organizados, atualizados e de maior nível de complexidade.
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Referências
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