Mobile collaborative learning e o ensino de ciências em diferentes contextos educacionais

Palavras-chave: Mobile Learning, Prática Docente, Dispositivos Móveis, Formação Docente

Resumo

O estudo mostra como as tecnologias móveis auxiliaram as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade.  Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Foi professora na modalidade a distância em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil coordenados pela UECE e UFC. Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus. 

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto Universidade Virtual. 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, p. 6-8, 2011.
_____. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não formal por meio de tecnologias digitais. Revista Científica e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1162-1188, 2014.
BALOCH, Hasnain Zafar; RAHMAN, Azizah Abdul; IHAD, Noorminshah. Mobile Collaborative Informal Learning Design: Study of Collaborative Effectiveness Using Activity Theory. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 6, n. 3, 2012.
BARBIER, Renne. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
CHEN, Chia-Chen; HUANG, Tien-Chi. Learning in a u-Museum: Developing a contextaware ubiquitous learning environment. Computers & Education, v. 59, n. 3, p. 873-883, 2012. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131512000875. Acesso em: 2 de set. 2019.
ELLIOT, Jonh. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata, 1993.
HSU, Yu-Chang; CHING, Yu-Hui. Mobile computer supported collaborative learning: A review of experimental research. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 5, p. E111-E114, 2013.
LARU, Jari; NÄYKKI, Piia; JÄRVELÄ, Sanna. Four stages of research on the educational use of ubiquitous computing. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 8, n. 1, p. 69-82, 2015.
LIU, Tzu-Chien; LIN, Yi-Chun; PAAS, Fred. Effects of prior knowledge on learning from different compositions of representations in a mobile learning environment. Computers & Education, v. 72, p. 328-338, 2014.
MEHDIPOUR, Yousef; ZEREHKAFI, Hamideh. Mobile Learning for Education: Benefits and Challenges. In International Journal of Computational Engineering Research, v. 3, n. 6, p. 93-101, 2013.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do, CASTRO FILHO, José Aires de. Aprendizagem Colaborativa com Suporte de Dispositivos Móveis no Projeto UCA In: TISE - XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. Anais Nuevas Ideas en Informática Educativa. Chile: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, 2014. v. 10. p. 940-946.
P1. Entrevista. Fortaleza (Ceará), 19 set. 2017.
P2. Entrevista. Fortaleza (Ceará), 19 set. 2017.
Professora Júlia. Entrevista. Fortaleza (Ceará), 06 nov. 2017.
RAZAQUE, Abdul; ELLEITHY, Khaled. Interactive Prototypes for Mobile Collaborative Learning (MCL) to Substantiate Pedagogical. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 6, n. 1, 2012.
REYCHAV, Iris; WU, Dezhi. Mobile collaborative learning: the role of individual learning in groups through text and video content delivery in tablets. Computers in Human Behavior, v. 50, p. 520-534, 2015.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SHARPLES, Mike; TAYLOR, Josie; VAVOULA, Giasemi. A theory of learning for the mobile age. In: Medienbildung in neuen Kulturräumen. VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2010. p. 87-99.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. (Trad.) ROCHA, Luciane de Oliveira da. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014. 64 p.
VEIGA, I. P. A. Docência: Uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus, 2005.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005.
WU, Wen-Hsiung; WU, Yen-Chun Jim; CHEN, Chun-Yu; KAO, Hao-Yun; LIN, Che-Hung; HUANG, Sih-Han. Review of trends from mobile learning studies: A meta-analysis. Computers & Education, 59(2), 2012, 817-827.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZURITA, G.; NUSSBAUM, M. A conceptual framework based on activity theory for mobile CSCL. British Journal of Educational Technology, v. 38, n. 2, p. 211-235, 2007.
Publicado
07-11-2019
Como Citar
NASCIMENTO, K. A. S. DO; CASTRO FILHO, J. A. DE. Mobile collaborative learning e o ensino de ciências em diferentes contextos educacionais. Roteiro, v. 45, 7 nov. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua