Entrevista: Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal

Palavras-chave: Educação histórica, Formação de professores, Documentos curriculares

Resumo

O campo de pesquisa denominado Educação Histórica chegou ao Brasil em 2003, a partir de um evento que teve como convidada a professora Isabel Barca, da Universidade do Minho. A temática da formação de professores e a influência que esse campo da ciência tem sobre a produção de currículos e materiais a serem utilizados por professores de História durante suas aulas é discussão frequente entre os grupos de pesquisadores que se formaram em diversas partes do mundo, mas com ênfase em Portugal e no Brasil. A partir da formação acadêmica da professora Isabel Barca e de suas pesquisas relacionadas ao ensino da história nas últimas décadas (BARCA, 2000, 2018), esta entrevista tem como foco trazer para o presente o percurso percorrido pela pesquisadora e quais seus objetivos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Maria Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Solange Maria do Nascimento

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE na Universidade Federal do Paraná.

Professora na Rede Pública do Estado do Paraná/SEED.

Orcid http://orcid.org/0000-0001-8701-6141

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutora em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal; Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora na Universidade Federal do Paraná.

Referências

BARCA, I. O pensamento histórico dos jovens: idéias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, 2000.

BARCA, I. Pensamento histórico e consciência histórica: teoria e prática. In: OLIVEIRA, T. A. D. (org.). Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades. Curitiba: W.A. Editores, 2018.

Publicado
28-07-2020
Como Citar
NASCIMENTO, S. M.; SCHMIDT, M. A. M. DOS S. Entrevista: Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal. Roteiro, v. 45, p. 1-18, 28 jul. 2020.
Seção
Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica