ENTREVISTA: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EM DOCUMENTOS CURRICULARES EM PORTUGAL

Palavras-chave: Educação Histórica. Formação de professores. Documentos curriculares.

Resumo

O campo de pesquisa denominado Educação Histórica, chegou ao Brasil em 2003, a partir de um evento que teve como convidada a professora Isabel Barca da Universidade do Minho. A temática da formação de professores e a influência que este campo da ciência tem sobre a produção de currículos e materiais a serem utilizados por professores de História durante suas aulas é discussão frequente entre os grupos de pesquisadores que se formaram em diversas partes do mundo, mas com ênfase em Portugal e no Brasil. A partir da formação acadêmica da professora Isabel Barca e de suas pesquisas relacionadas ao ensino da história nas últimas décadas essa entrevista tem como foco trazer para o presente o percurso percorrido pela pesquisadora e quais seus objetivos futuros.

Palavras-chave: Educação Histórica. Formação de professores. Documentos curriculares.

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Biografia do Autor

Solange Maria Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Solange Maria do Nascimento

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE na Universidade Federal do Paraná.

Professora na Rede Pública do Estado do Paraná/SEED.

Orcid http://orcid.org/0000-0001-8701-6141

Referências

BARCA, I. O pensamento Histórico dos Jovens: Idéias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: Centro de estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, 2000.

BARCA, I. Pensamento histórico e consciência histórica: teoria e prática. OLIVEIRA, T.A.D. (org.). Curitiba. W.A. Editores, 2018.
Publicado
29-11-2019
Como Citar
NASCIMENTO, S. M. ENTREVISTA: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EM DOCUMENTOS CURRICULARES EM PORTUGAL. Roteiro, v. 45, 29 nov. 2019.
Seção
Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica