As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense

  • Dr. Ademir Centro Universitário Internacional Uninter
  • Dr. Geraldo Balduíno Horn Universidade Federal do Paraná
  • Dr. Edson Rezende Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESPRP)

Resumo

Trata-se de um estudo de observação participante que parte de três pressupostos fundamentais para analisar as políticas neoliberais que vêm sendo implantadas no Paraná nos últimos anos: (i) o neoliberalismo no Paraná ganhou nova força a partir de 2010, com o governo Beto Richa, provocando um completo rompimento do espírito republicano e democrático; (ii) ocorreu no Paraná, em sintonia com o golpe de 2016, uma total desresponsabilização do Estado para com a coisa (res)pública e uma ampliação da perda de direitos; (iii) está em curso uma nova concepção de gestão educacional – gerencialismo e pragmatismo protagonizados por institutos e fundações. Analisam-se os desdobramentos das políticas educacionais no Paraná com a implantação do modelo de gestão educacional orientado pelo Guia de tutoria pedagógica, da Fundação Itaú Social (2014), documento elaborado em linguagem empresarial e de mercado que se ocupa, principalmente, com os resultados das avaliações institucionais de larga escala, como Prova Brasil e Prova Paraná. Ao todo, para efeitos deste estudo, foram analisados 15 roteiros de tutoria elaborados e lançados pelo Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (PARANÁ, 2019a). Entre outros aspectos, o estudo conclui que as políticas educacionais que vêm sendo implementadas no Paraná destroem significativamente a autonomia pedagógica e não melhoram as condições de trabalho docente na rede pública paranaense.

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Biografia do Autor

Dr. Ademir, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Mestrado e Doutorado - Centro Universitário Internacional Uninter e da Secretaria de Educação do Paraná.

Dr. Geraldo Balduíno Horn, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Universidade Federal do Paraná. 

Dr. Edson Rezende, Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESPRP)

Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Faculdade de Ensino Superior do Paraná FESPRP e Secretaria de Educação do Paraná.

Referências

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Publicado
19-05-2020
Como Citar
PINHELLI MENDES, A. A.; HORN , G. B.; TEIXEIRA DE REZENDE , E. As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense. Roteiro, v. 45, 19 maio 2020.
Seção
Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita