SOCIALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACE ENTRE FORJAR E NEGOCIAR OUTRO SER

Autores

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Ione Ribeiro Valle UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

Objetivamos, neste artigo, compreender algumas abordagens sobre os conceitos de socialização e socialização profissional. Estes se desdobraram com a necessidade do trato com profissão e a profissionalização, por se fundirem e serem fundamentos para o entendimento do que seja socialização profissional. É sob o aspecto subjetivo que se constitui a efetiva identificação e adesão aos grupos e às profissões. É o processo de passagem de uma condição para outra, de construção das distintas nuances que compõem o ser, com todas as implicações deste processo. Como ocorre o processo de socialização? E o processo de socialização profissional? Quais os principais fatores que neles interferem? Que relações podem ser estabelecidas entre os campos da formação e da prática? O que assegura a mobilidade e a distribuição no interior dos processos de socialização e de socialização profissional? É sobre tais indagações que este escrito se propõe a refletir, considerando que é dos resultados das negociações que emergem as identidades daqueles que se comprometem ou são por elas comprometidos.

Palavras-chave: Socialização. Socialização profissional. Profissão. Profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: Socialização profissional, Intelectuais e projetos educacionais, Instituições de pesquisa e professores, organização escolar. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC).

Ione Ribeiro Valle, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Atualmente é professora adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, com foco principalmente nos temas: educação escolar, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e livros do francês para o português na área da sociologia da educação.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

DE MELO, M. M. R.; VALLE, I. R. SOCIALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACE ENTRE FORJAR E NEGOCIAR OUTRO SER. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 79–102, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2176. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)