Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense – 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.21640

Palavras-chave:

Jornal Escolar, Escola Nova, Célestin Freinet

Resumo

Este artigo se dedica a realizar um diálogo entre a proposta do educador escolanovista Célestin Freinet sobre a utilização dos Jornais Escolares como práticas pedagógicas e seu uso nas escolas do estado de Santa Catarina, Brasil, em meados de 1940, a partir da análise da legislação estadual que regulamentou as Associações Auxiliares da Escola, em especial o Decreto-lei n. 3.735/1946 de Santa Catarina. A legislação catarinense de 1946 buscou se aproximar da perspectiva escolanovista com a criação das Associações Auxiliares da Escola às quais a Associação do Jornal Escolar pertenceu. Assim, analisamos a legislação estadual e a difusão, a partir da década de 1920, dos trabalhos de Freinet com relação à prática do Jornal Escolar. No estudo, observamos a tentativa dos governos e dos dirigentes educacionais do Estado catarinense de se aproximarem das ideias pedagógicas escolanovistas com a prática dos Jornais Escolares. Todavia, na realização da análise, observamos contradições entre a proposta da legislação e os princípios de Freinet sobre a utilização do Jornal Escolar.

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Publicado

30-07-2020

Como Citar

MARTINS, C. G.; RABELO, G. Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense – 1940 . Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.21640. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21640. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua