POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE GOLPE

RETROCESSOS E FORMAS DE RESISTÊNCIA

  • Dermeval Saviani UNICAMP

Resumo

 

RESUMO

Este artigo aborda a política educacional brasileira atual começando por caracterizar a tendência geral de precarização da educação no país expressa na filantropia, protelação, fragmentação e improvisação. Em seguida mostra que os avanços conseguidos pela mobilização dos educadores entre 2003 e 2014 foram interrompidos pelo golpe jurídico-midiático-parlamentar consumado em 31 de agosto de 2016 com o impedimento da então presidenta da república Dilma Rousseff. Decorreu daí um grande retrocesso expresso na Emenda 95 que congelou os investimentos em educação inviabilizando as metas do PNE aprovado em junho de 2014, na reforma do ensino médio e no projeto autodenominado “escola sem partido”. À guisa de conclusão são indicadas formas de resistência ao retrocesso que vem se ampliando e aprofundando com a posse do novo governo em 1º de janeiro de 2019.

Palavras-chave: Educação brasileira; Política educacional; Reformas do ensino; Retrocesso na educação.

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Referências

RAVITCH, D. “Nota mais alta não é educação melhor”. O Estado de São Paulo, 02 de agosto de 2010, p. 16.
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SAVIANI, D. PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas, Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. Escola e democracia, 42ª ed. Campinas, Autores Associados, 2012.
Publicado
25-11-2019
Como Citar
SAVIANI, D. POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE GOLPE: RETROCESSOS E FORMAS DE RESISTÊNCIA. Roteiro, v. 45, 25 nov. 2019.
Seção
Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita