HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a publicidade como fonte do centenário Collegio Imaculada Conceição

Autores

  • Aline de Morais Limeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Biblioteca Nacional
  • Fátima Nascimento

Resumo

A Historiografia da Educação tem se interessado por aprofundar a percepção que hoje se tem acerca da presença e dos efeitos da instituição escolar no Brasil. Com efeito, tem apontado várias formas de organização escolar, formais ou informais. Caracterizando-se como uma dessas iniciativas, o Collegio Imaculada Conceição foi fundado em 1854. Portanto, propomos como objetivo a reflexão acerca da história dessa centenária Instituição, que permite pensar o papel da Igreja Católica na educação no século XIX. Para ser possível a tarefa, procuramos privilegiar a propaganda como fonte consultando dois impressos: o Almanaque Laemmert (1844-1889) e o jornal O Apóstolo (1866-1893).

Palavras-chave: História da Educação. Colégios particulares. Igreja Católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Biblioteca Nacional

Mestre em Educação Pela universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação (campo de história da educação) pela UERJ. Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. Integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ). Realizou avalização de artigos acadêmicos para Revista História da Educação (RHE - ASPHE) e Revista Roteiro. Realiza pesquisas relacionadas a instituições, ensino privado, relação público x privado no século XIX, impressos, fontes, colégios confessionais, políticas públicas do Estado Imperial, anúncios de colégios particulares.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

LIMEIRA, A. de M.; NASCIMENTO, F. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a publicidade como fonte do centenário Collegio Imaculada Conceição. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 61–78, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2146. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos