TRAJETÓRIA DA GESTÃO ESCOLAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA

pontos e contrapontos

Palavras-chave: Políticas educacionais. Gestão educacional e escolar. Formas de escolha do gestor.

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre a trajetória histórica que culmina com o atual modo de escolha dos gestores e de gestão das escolas públicas estaduais catarinenses; indica as disputas e tensionamentos suscitados ao longo do processo; a partir da revisão bibliográfica de autores como Arroyo (1983); Bobbio (2017); Bordenave (2013); Dourado (2013); Paro (2003, 2011, 2015, 2016); Souza (2007, 2012); Drabach e Souza (2014) e da legislação pertinente desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa; com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016); observou-se que houve importantes avanços e recuos com relação às formas de escolha dos gestores escolares nas décadas de 1980 e 1990; o principal tensionamento envolveu a eleição de diretores; já nos anos 2000, destaca-se a influência internacional no âmbito da educação e gestão em Santa Catarina; constatou-se que, ainda, são necessários avanços para que a gestão democrática se materialize nas escolas.

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Biografia do Autor

Janete Palú, UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC, turma 2017/2, na linha de Políticas Educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE) da UFFS/Campus Chapecó. Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ (2002). Especialização em Ciências Sociais: História e Geografia FAI-Faculdade de Itapiranga (2003). Especialização em Educação na Diversidade com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos -IFSC- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2013). Especialização em Educação na Cultura Digital-UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É professora de história (10 horas) da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina (afastada para cursar pós-graduação) . Atuou de 2006 a 2015 na coordenação pedagógica do CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos em 07 municípios da região extremo oeste catarinense e desde setembro de 2015 está à disposição do NTE- Núcleo de Tecnologias Educacionais da 1ªGERED- Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste (40 horas), atuando como multiplicadora e formadora na área de tecnologias educacionais. De 2015 a 2018 coordenou o Curso para Gestores Escolares que teve como público alvo os gestores das escolas estaduais de SC e conselheiros escolares.

Oto João Petry, UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (2014) sob a orientação da Dra. Edite Maria Sudbrack. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), sob a orientação da Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Especialista em Fundamentos Educacionais pelo Centro de Ensino Superior - Fundeste - Chapecó/SC. Graduado em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Fundeste - Chapecó/SC. Tem experiência no ensino, na pesquisa, extensão e na gestão da educação básica e superior. É Professor Associado D, Nível II com atuação no Ensino de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. Atua na área de Educação, Políticas Públicas Educacionais e Gestão e Inovação Educacional. É professor no curso de Pedagogia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS.

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Publicado
21-10-2019
Como Citar
PALÚ, J.; PETRY, O. J. TRAJETÓRIA DA GESTÃO ESCOLAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: pontos e contrapontos. Roteiro, v. 45, 21 out. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua