DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA ROÇA

MODOS DE FORMAR-SE E COMPREENDER AS DIFERENÇAS

Palavras-chave: Formação docente. Classes Multissseriadas. Ruralidades contemporâneas.

Resumo

Resumo: Este trabalho objetiva compreender o conhecimento de si como um espaço de formação que evidencia a prática desenvolvida na docência em classes multisseriadas, como um fazer que se reconfigura a partir da dinâmica que se efetiva através das relações que se dão no cotidiano da escola. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, desenvolvida por meio da abordagem (auto)biográfica como perspectiva metodológica, pela centralidade na análise de narrativas que o sujeito produz. Assim, elegemos as entrevistas narrativas como um dispositivo de investigação. A pesquisa foi desenvolvida com três professores da Educação Básica que vivem e convivem em contextos rurais e também desenvolvem a docência em classes multisseriadas de suas comunidades, no município de Várzea do Poço, interior da Bahia-Brasil. O estudo permitiu concluir que a formação é fundamentada numa concepção que toma o conhecimento de si como espaço de formação e, também, o coloca como elemento constituinte do processo de formação, autoformação e ecoformação. As narrativas (auto)biográficas revelam como os professores concebem as diferenças a partir de suas próprias experiências e histórias de vida e formação. Falar de si configura-se enquanto um procedimento formativo construído entre e com os professores a partir de cinco princípios da formação que congregam-se entre si e transversalizam o fazer docente nas classes multisseriadas.

Palavras-chave: Formação docente. Classes Multissseriadas. Ruralidades contemporâneas.

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Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia/Doutorando

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. Doutorando em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

Fabrício Oliveira Silva, Universidade Estadual de Feira de santana/Professor Assistente

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017) É Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanernte do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

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Publicado
11-10-2019
Como Citar
MOTA, C. M. DE A.; SILVA, F. O. DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA ROÇA: MODOS DE FORMAR-SE E COMPREENDER AS DIFERENÇAS. Roteiro, v. 45, 11 out. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua