Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa

Palavras-chave: Alfabetização, Grupos de pesquisa, Educação

Resumo

Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

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Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo;  Professora da Universidade Federal do Espírito Santo; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES);https://orcid.org/0000-0003-4411-2234; http://lattes.cnpq.br/1768605311310158

Isabel Cristina da Silva Frade, Universidade Federal de Minas Gerais/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo; pelo Institut National de Recherche Pédagogique/França e pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Professora da Universidade Federal de Minas Gerais;pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FAE/UFMG (CEALE); https://orcid.org/0000-0003-0805-7581; http://lattes.cnpq.br/2572087438468943

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del Rey/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-doutorado pela University of London, Kings College; Professora da Universidade Federal de São João Del Rey; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GPEALE); https://orcid.org/0000-0003-3103-3203; http://lattes.cnpq.br/6550649595912231

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Publicado
21-11-2019
Como Citar
SCHWARTZ, C. M.; FRADE, I. C. DA S.; MACEDO, M. DO S. A. N. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro, v. 44, n. 3, p. 1-26, 21 nov. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua