Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica

Autores

  • Cristiane de Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20259

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Formação de professores, Teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar um processo interativo de formação de professores desenvolvido em uma escola de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), permeado pela pesquisa. Constituiu-se um grupo de estudos com professoras da área de Ciências da Natureza, que planejaram e desenvolveram aulas para três turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, com foco na proposta de (re)organização curricular denominada Situação de Estudo (SE), que tem como aporte teórico o referencial histórico-cultural, com sua base principal em Vigotski. Investigou-se, neste processo, as possibilidades de articulação dos conteúdos escolares com temáticas consideradas relevantes socialmente. Da análise dos dados emergiram três categorias: Pesquisa como princípio pedagógico; Pesquisa como princípio educativo; e Articulação dos conteúdos escolares com as pesquisas dos estudantes. Os dados produzidos trouxeram indícios de que o processo interativo contribuiu na construção de aprendizagens dos estudantes e das professoras, uma vez que, ao modificarem sua prática pedagógica para melhor orientar os discentes em suas pesquisas, também fizeram investigação, considerando a pesquisa como princípio pedagógico e educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2005) e Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2014). Faz Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . É mestre em Ciências Biológicas - Bioquimica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS(2011). É professora alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com atuação nas disciplinas de Bioquímica e Estágio Currícular Supervisonado na área de Ciências da Natureza. A linha de pesquisa focaliza a formação docente por meio da produção e desenvolvimento de uma organização curricular denominada Situação de Estudo. É professora colaboradora temporária do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e vinculada ao Grupo de pesquisa: Área de Educação Química, coordenado pelo professor Dr. José Cláudio Del Pino? UFRGS. Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AZEVEDO, J. C. de; REIS, J. T. O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. São Paulo: Fundação Santillana: Moderna, 2014.

BOFF; E. T. O.; HAMES, V.; FRISON D. M. Situação de Estudo – alimentos: produção e consumo. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

BOFF, E. T. O. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. 2011. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BOFF, E. T. O.; DEL PINO, J. C. Processo interativo de formação docente: uma perspectiva emancipatória na constituição do currículo escolar. Curitiba: Appris, 2018.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CARVALHO, A. M. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 45-60.

CENCI, A.; DAMIANI, M. F. Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vigotski, Leontiev e Engeström. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 3, p. 919-948, set./dez. 2018. ISSN 2177-6059. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

DEMO, P. Pesquisa – princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1999.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

MALDANER, O. A. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, B.; MALDANER, O. A. Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

MALDANER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. p. 239-254.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização de ensino que

extrapola a formação disciplinar em ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Org.).

Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 43-64.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000. (Coleção educação em Química).

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências naturais. In: GALIAZZI, M. C. et al. (org.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. p. 408.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – Tomo II: Pensamiento y Lenguaje. Madrid: Visor, 1993.

ZANON, L. B.; MALDANER, Otavio A. A química escolar na inter-relação com

outros campos de saber. In: MALDANER, Otavio A. (org.). Ensino de Química em

foco. Ijuí: Ed. Unijuí, p. 101-130, 2010.

Downloads

Publicado

20-04-2020

Como Citar

ALMEIDA, C. de; BOFF, E. T. de O. .; LOPES, A. R. L. V. Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.20259. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20259. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.