Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar

Palavras-chave: Professores iniciantes, Ações de apoio e acompanhamento, School principals and supervisors

Resumo

Este estudo visou analisar de que modo os professores iniciantes são acompanhados no cotidiano de sua prática pedagógica e quais ações de apoio lhes são oferecidas no contexto escolar por parte dos diretores e supervisores escolares. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer o processo de acompanhamento e as ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino de um município catarinense. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: García (1999, 2009), Giovanni e Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) e Placco, Souza e Almeida (2012). Os resultados apontam que são oferecidas aos professores iniciantes ações pontuais, de acordo com as demandas vivenciadas no contexto escolar. Os dados revelam, ainda, que o acompanhamento desses professores é realizado preponderantemente pelos supervisores escolares, sendo que a direção se envolve mais nos aspectos administrativos concernentes a esse profissional. Porém, a sobrecarga de trabalho dos supervisores escolares não tem favorecido a realização de um acompanhamento sistemático desses docentes, o que pode fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirlene Glasenapp, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG

Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino e do curso de Pedagogia da Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG, atuando nas disciplinas de Alfabetização e Letramento e também na orientação do Estágio Curricular Supervisionado.

Marcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela PUC SP e, com estágio de Pós-Doutoramento (CNPq PDJ), na mesma Universidade. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e ao Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR; do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional; e, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, da PUC SP.

Referências

ALMEIDA, L. R. de. Um dia na vida de um coordenador pedagógico de escola pública. In: PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 21-46.

CALIL, A. M. G. C. A formação continuada no município de Sobral (CE). 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia de Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.

GABARDO, C. V. L. O início da docência no ensino fundamental da rede municipal de ensino. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2012.

GARCÍA, C. M. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009. e-ISSN 2176-4360.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIORDAN, M. Z. Professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental: desafios e dilemas. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2014.

GIOVANNI, L. M.; GUARNIERI, M. R. Pesquisas sobre professores iniciantes e as tendências atuais de reforma da formação de professores: distância, ambiguidades e tensões. In: GIOVANNI, L. M.; MARIN, A. J. (org.). Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014. p. 33-44.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 2007. p. 31-62.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEONE, N. M. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 315 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.

PLACCO, V. M. N. de S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 47-60.

PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de; ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012. ISSN 0100-1574. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006.

SIMON, M. S. Inserção de professores iniciantes no campo profissional: um estudo de caso na escola básica. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SOUZA, A. L. L. de. Direção escolar. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. 1 CD-ROM.

Publicado
23-08-2019
Como Citar
GLASENAPP, D.; HOBOLD, M. S. Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar . Roteiro, v. 44, n. 3, p. 1-24, 23 ago. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua