Cultura virtual e subjetividade na idade mídia: contemplações críticas com Joana Peixoto

Palavras-chave: Cultura virtual, Mídias e tecnologias, Subjetividades

Resumo

A temática da cultura virtual e midiática presente nas discussões instauradas na academia traz pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Por um lado, desafiam consensos capazes de cristalizar e engessar ideias e ações, por outro, distorcem imagens tão bem desenhadas na história das telecomunicações. Nessa direção, o propósito dessa entrevista é trazer à tona algumas contemplações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade neoliberal e seus efeitos na produção de subjetividades. Para tanto, debruçamo-nos sobre esse campo de conhecimento, por meio de uma entrevista realizada com a pesquisadora brasileira, Joana Peixoto (J.P.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e inúmeras contribuições registradas na área em que atua. Considerando a larga experiência como pesquisadora e docente na área da educação, apresentamos, de modo breve, um panorama da formação da entrevistada, bem como os interesses que possui. Joana Peixoto possui produção arbitrada e divulgada em periódicos qualificados com trabalhos científicos. Por essa razão pensamos ser muito relevantes as experiências constituídas pela Professora no terreno da formação de professores, assim como as relações com as mídias eletrônicas e tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Universidade de Uberaba (UNIUBE). Universidade do Minho (UMINHO).

Doutorando em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pela UFMT/Rondonópolis. Professor Adjunto do Centro Universitário de Mineiros, Goiás.

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Docente do Centro Universitário de Patos de Minas, MG.

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pela UFTM.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Doutora em Sociologia pela USP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Referências

BARRETO, R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-1002, out./dez. 2012.

Publicado
19-03-2019
Como Citar
OLIVEIRA, E. S. A.; MIRANDA NETO, H. C. DE; CUNHA NETO, J. H.; CECÍLIO, S. Cultura virtual e subjetividade na idade mídia: contemplações críticas com Joana Peixoto. Roteiro, v. 44, n. 2, p. 1-6, 19 mar. 2019.
Seção
Entrevista