Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo

Palavras-chave: Discurso pedagógico, Pós-moderno, Democracia, Pedagogia histórico-crítica, Saviani

Resumo

O presente estudo analisa o pensamento pedagógico de Dermeval Saviani acerca das relações entre escola, formação humana e democracia, considerando o seu embasamento filosófico, as implicações pedagógicas e a possibilidade de diálogo de sua teoria pedagógica com o cenário educacional contemporâneo, marcado pelas características do pós-moderno. O estudo, de caráter bibliográfico, tomou como material de análise os textos do autor que tratam sobre a teoria pedagógica de modo direto e outros que trazem o tema ou seus elementos de modo indireto e que possibilitaram esclarecer questões postas no curso da reflexão. Este artigo percorre um breve histórico sobre o autor, sobre o contexto que gerou a sua teoria pedagógica, aponta a influência filosófica de Marx e de Gramsci, verifica como o autor dialoga com seus críticos e como se posiciona diante da evidência da crise do modelo socialista e da emergência do pós-moderno no cenário contemporâneo. Por fim, reconhecendo a pluralidade epistemológica e social do cenário pós-moderno, considera a possível contribuição da pedagogia histórico-crítica para a educação contemporânea

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Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto). Pesquisa na área de filosofia da educação e em gestão educacional.

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Publicado
05-07-2019
Como Citar
LOPES DE LIMA, J. F. Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo. Roteiro, v. 44, n. 2, p. 1-26, 5 jul. 2019.
Seção
Artigos de demanda contínua