Origem do Centro de Educação Rural Clementino Coelho: entre história e memória (Petrolina, PE, 1977-1984)

Resumo

Resumo: Este texto analisa a origem do Centro de Educação Rural Clementino Coelho, no Município de Petrolina, Estado de Pernambuco, no período entre 1977 e 1984, no contexto do Sistema Integrado de Educação Rural concebido pelo Instituto Interamerciano de Cooperação Agrícola. A delimitação temporal compreende a data de início do funcionamento da escola e da alteração curricular que retirou o ensino das técnicas agrícolas nas turmas de 1º grau. Quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa é de cunho histórico e documental. Entre as fontes selecionadas para o estudo, destaca-se um conjunto de documentos, entre os quais: planta arquitetônica, cadernos de professores, livro de cadastro das unidades escolares de Pernambuco, periódicos da Secretaria da Educação e relatórios do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA). Além das fontes mencionadas, a pesquisa se valeu da metodologia da História Oral, por meio de entrevistas gravadas, uma vez que a história oral recupera e dá vida ao que não está exposto no documento escrito. Foram selecionados uma ex-professora e três ex-estudantes, utilizando como critérios o tempo de atuação na instituição, bem como o período de estudo, no caso dos ex-estudantes. A análise dos documentos, entrecruzada com as fontes orais, permitiu observar a abrangência do Sistema Integrado de Educação Rural (SIER) no estado pernambucano e evidenciou a baixa adesão do CERU Clementino Coelho aos eixos norteadores do programa. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre o papel desempenhado pelo SIER na criação dos Centros de Educação Rural no Estado de Pernambuco.

Palavras-chave: Centro de Educação Rural Clementino Coelho. Sistema Integrado de Educação Rural. História da Educação. Pernambuco.

 

Origin of the Clementino Coelho Rural Education Center: between history and memory (Petrolina-PE, 1977-1984)

 

Abstract: This text examines the origin of the Clementino Coelho Rural Education Center in the Municipality of Petrolina, State of Pernambuco, between 1977 and 1984, in the context of the integrated rural education system conceived by the Interamerciano Institute of Cooperation Agricultural. The temporal delimitation comprises the starting date of the school and the curricular alteration that withdrew the teaching of agricultural techniques in the 1st degree classes. As for the theoretical and methodological aspects, the research is of historical and documental nature. Among the sources selected for the study, we highlight a set of documents, including: architectural plan, teacher notebooks, registration book of the school units of Pernambuco, periodicals of the Secretariat of Education and reports of Inter-American Institute for Agricultural Cooperation (IICA). In addition to the sources mentioned, the research was based on the methodology of oral history, through recorded interviews, since oral history recovers and gives life to what is not exposed in the written document. A former teacher and three former students were selected, using as criteria the time of work in the institution, as well as the study period, in the case of the former students. The analysis of the documents, intertwined with the oral sources allowed observing the coverage of the SIER in the State of Pernambuco, as evidenced by the low adherence of Ceru Clementino Coelho to the guiding axes of the program. Finally, the study points to the need for deeper investigations on the role played by the integrated rural education system in the creation of rural education centers in the State of Pernambuco.

Keywords: Clementino Coelho Rural Education Center. Integrated Rural Education System. History of Education. Pernambuco.


Origen del Centro de Educación Rural Clementino Coelho: entre historia y memoria (Petrolina-PE, 1977-1984)

 

Resumen: Este texto examina el origen del Centro de Educación Rural Clementino Coelho en el Municipio de Petrolina, Estado de Pernambuco, entre 1977 y 1984, en el contexto del sistema integrado de educación rural concebido por el Instituto Interamerciano de Cooperación Agrícola. La delimitación temporal comprende la fecha de inicio de la escuela y la alteración curricular que retiró la enseñanza de las técnicas agrícolas en las clases de 1er grado. En cuanto a los aspectos teóricos y metodológicos, la investigación es de carácter histórico y documental. Entre las fuentes seleccionadas para el estudio, destacamos un conjunto de documentos, entre ellos: plan arquitectónico, cuadernos de profesores, libro de registro de las unidades escolares de Pernambuco, publicaciones periódicas de la Secretaría de educación y informes de Instituto Interamericano de cooperación Agropecuaria (IICA). Además de las fuentes mencionadas, la investigación se basó en la metodología de la historia oral, a través de entrevistas grabadas, ya que la historia oral recupera y da vida a lo que no está expuesto en el documento escrito. Se seleccionó a un ex docente y a tres ex-alumnos, utilizando como criterio el tiempo de trabajo en la institución, así como el período de estudio, en el caso de los antiguos alumnos. El análisis de los documentos, entrelazados con las fuentes orales permitieron observar la cobertura de la SIER en el Estado de Pernambuco, como lo demuestra la baja adherencia de Ceru Clementino Cooelho a los ejes rectores del programa. Por último, el estudio señala la necesidad de realizar investigaciones más profundas sobre el papel desempeñado por el sistema educativo rural integrado en la creación de centros de educación rural en el Estado de Pernambuco.

Palabras clave: Centro de Educación Rural Clementino Coelho. Sistema Educativo Rural Integrado. Historia de la Educación. Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Garcia de Oliveira, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina
Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2018). Graduada em Letras / Língua Portuguesa pela mesma universidade (2015). Atualmente é Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa 1A na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".  Foi bolsista de extensão pelo Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA, 2014-2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no sertão do São Francisco (Gephesf). Tem interesse nos estudos sobre História e Historiografia da Educação, atuando nos seguintes temas: arquivos escolares, cultura escolar, memória, formação e profissionalização de professores e políticas de educação rural. E-mail:manu-garciah@hotmail.com
Virgínia Pereira da Silva de Avila, Universidade de Pernambuco

É Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013), Pós-doutorado em andamento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2018-2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA,1997). Professora do quadro permanente da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, sobretudo em: história do ensino primário rural, formação e trabalho de professores rurais, instituições e arquivos escolares e memória e cultura escolar. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF). E-mail institucional: virginia.avila@upe.br

Referências

ALBUQUERQUE, A. B. Polonordeste: as políticas de desenvolvimento econômico e social para o semiárido durante o regime militar (1964/1985). 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

ALBERTI, V. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

ÁVILA, V. P. S. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013a. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/9788579834875.pdf.

Acesso em: 12 maio 2018.

ÁVILA, V. P. S. A escola no tempo: a construção do tempo em escolas isoladas (Florianópolis – 1930-1940). Florianópolis: Ed. Udesc, 2013b.

BENCOSTTA, M. L. Cândido de Abreu: projetos do primeiro urbanista da cidade de Curitiba do início do século XX. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 36, n. 73, p. 231-254, dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472016v36n73_012. Acesso em: 22 abr. 2018.

BRASIL. Decreto-lei n. 74.794, de 30 de outubro de 1974. Dispõe sobre a criação do Programa de Desenvolvimento de Áreas Integradas do Nordeste (Polonordeste). Brasília, DF, 31 out. 1974. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-74794-30-outubro-1974-423254-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 abr. 2018.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 ago. 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus. A escola de 1º grau e o currículo (1ª parte). 2. ed. Brasília, DF, 1980.

BRASIL. Relatório anual (1982). Escritório IICA/Brasil. Brasília, DF: [s.n.], 1983.

CALAZANS, M. J. C. et al. Políticas educacionais: questões e contradições da Educação Rural no Brasil. In: WERTEIN, J.; BORDENAVE, J. D. (org.). Educação rural no terceiro mundo: experiências e novas alternativas. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 161-197.

CUNHA, L. A. O ensino profissional da irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília, DF: FLACSO, 2005.

ESCOLANO, A. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO VIÑAO, A.; ESCOLANO, A. (org.). Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FRATTINI, R. M. A implantação da Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus no Estado de São Paulo nas Páginas da Imprensa (1971-1982). 2011. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.

HISTÓRIA Municipal. Governo do Estado de Pernambuco. BDE: Base de Dados do Estado. Disponível em:

http://www.bde.pe.gov.br/visualizacao/Visualizacao_formato2.aspx?codFormatacao=745&CodInformacao=915&Cod=1. Acesso em: 22 abr. 2018.

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA AGRICULTURA. Modernização da Agricultura e Cooperação Internacional. 25 anos do IICA no Brasil. [S.l.]: [s.n.], 1990.

JARDIM, P. P. Do ensino das técnicas à educação geral: vestígios da cultura escolar de um ginásio orientado para o trabalho (Juazeiro do Norte/CE – 1977 a 1987). 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2017.

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Suzana Ferreira Borges. 7. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2013.

MAGALHÃES, J. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

MESORREGIÕES do Estado de Pernambuco. Pernambuco: lugares e olhares, 2012. Disponível em: http://pernambucolugareseolhares.blogspot.com/2012/08/mesor regioes-do-estado-de-pernambuco.html. Acesso em: 18 mar. 2018.

MIGNOT, A. C. V. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008.

NORA, P. Entre memória e história – a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Khoury. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101 /87 63. Acesso em: 26 out. 2017.

PADILHA, A. de S. Petrolina no tempo, no espaço, na vez. Centro de Estudos de História Municipal – Fiam. Recife: [s.n.], 1982.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Diretoria de Desenvolvimento e Normas. Departamento de Planejamento. Sistema Integrado de Educação Rural – SIER. Recife: [s.n.], 1982.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Recife, ano 53, n. 198, 1976a.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Jornal do Commercio, Recife, n. 246, 1976b.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Periódico Educação, Recife, 1976c.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Relatório 1975-1976. Periódico Educação, Recife: Cepe, 1977.

PESAVENTO, S. J. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

REPRESENTAÇÃO Brasil. Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/. Acesso em: 22 abr. 2018.

SANTOS, K. L. Do Ginásio Industrial de Petrolina à Escola Marechal Antônio Alves Filho: vestígios da cultura escolar (1960-1970). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2016.

SOUZA, R. F. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.

TÁVORA FILHO, A. F.; LEITE, P. S. A estratégia do desenvolvimento rural integrado. Resvista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 159-182, jul./set. 1978. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/7471/5940. Acesso em: 29 jun. 2018.

VIÑAO FRAGO, A. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, A.V.; ESCOLANO, A. (org.). Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

WERTEIN, J. Sistema Integrado de Educação Rural – SIER: a experiência de Pernambuco. In: WERTEIN, J.; BORDENAVE, J. D. (org.). Educação rural no terceiro mundo: experiências e novas alternativas. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 327-347.

Publicado
19-02-2019
Como Citar
Oliveira, M., & Avila, V. (2019). Origem do Centro de Educação Rural Clementino Coelho: entre história e memória (Petrolina, PE, 1977-1984). Roteiro, 44(1), 1-24. https://doi.org/10.18593/r.v44i1.18879
Seção
Artigos de demanda contínua