REFLEXÕES SOBRE IMPLEMENTAÇÃO E USO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho UFPE
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro UFPE

Resumo

Resumo: No Brasil existe uma política oficial para expandir o acesso a recursos computacionais para alunos de escolas públicas, no entanto, a qualidade dessa oferta é limitada quando se trata da estruturação de laboratórios de informática. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as condições de infraestrutura e uso de laboratórios de informática de escolas públicas situadas em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife – PE. A partir das análises dos dados teceram-se reflexões sobre o Proinfo como uma política pública em educação. As análises dos dados de pesquisa evidenciaram dificuldades de algumas escolas para lidar com as questões técnicas e práticas que envolvem a inclusão digital. O estudo pode apoiar reflexões a respeito da implementação de políticas públicas de acesso e uso das tecnologias que considerem o contexto escolar como uma importante variável.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Proinfo. Laboratório de informática. Inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, UFPE

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983), Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como docente do Curso de Graduação em Pedagogia e como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC do Centro de Educação da UFPE. Suas pesquisas abordam temas relacionados com o ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística no Ensino Fundamental; psicologia da Educação Matemática; mecanismos de gestão escolar e planejamento do ensino da matemática; Gestão dos laboratórios de informática nas escolas públicas e o seu uso no ensino de conhecimentos matemáticos e estatísticos.

Downloads

Publicado

28-09-2012

Como Citar

CARVALHO, L. M. T. L. de; MONTEIRO, C. E. F. REFLEXÕES SOBRE IMPLEMENTAÇÃO E USO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 343–360, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1885. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)