DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Resumo

Resumo: Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada por
uma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.
Palavras-chave: Epistemologia. Didática. Educação em ciências. Hermenêutica

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Altair Alberto Fávero é  Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).
Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Graduada em Pedagogia (UFSM), Mestre em Educação (UFSM), Doutora em Educação (PUCRS), professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG). Rio Grande, Rio Grande do Sul. E-mail: giotauchen@gmail.com Endereço: FURG/Campus Carreiros: Av. Itália km 8, Bairro Carreiros. CEP: 96.201-900
Lavínia Schwantes, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Graduada em Ciências Biológicas (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), professora do Instituto de Educação (FURG), pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG) e do Centro de Educação Ambiental e ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM). Rio Grande, Rio Grande do Sul. E-mail: laviniasch@gmail.com
Publicado
27-09-2012
Como Citar
FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G.; SCHWANTES, L. DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Roteiro, v. 37, n. 2, p. 325-342, 27 set. 2012.
Seção
Artigos

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