Magistério: que lugar é esse?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16458

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino superior, Formação de professores, Política pública

Resumo

A formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.

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Biografia do Autor

Lilian Alves Pereira, Universidade Regional de Blumenau- FURB

Mestre em educação pela Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

Gicele Maria Cervi

Doutora em Ciências Sociais, é professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação da Universidade
Regional de Blumenau. Coordenadora o grupo de pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

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Publicado

19-02-2019

Como Citar

PEREIRA, L. A.; CERVI, G. M. Magistério: que lugar é esse?. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.16458. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16458. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos de demanda contínua

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